Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > Reunião do GPSA-Amazônias define os próximos passos a serem realizados no projeto de pesquisa desenvolvido
Início do conteúdo da página

Reunião do GPSA-Amazônias define os próximos passos a serem realizados no projeto de pesquisa desenvolvido

Publicado: Quinta, 06 Fevereiro 2025 21:03 | Acessos: 27

No dia 23/01 o grupo de pesquisa GPSA- Amazônias realizou uma reunião na sede do NUMA, onde estiveram presentes os líderes do GPSA, professor Norbert Fenzl e professor Otávio do Canto, além dos bolsistas do doutorado e da graduação.

A reunião tratou sobre o projeto de pesquisa “Desenvolvimento de Indicadores socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas na zona costeira do estado do Pará”, coordenado pelo professor Norbert Fenzl.

Foram pautados na reunião sete pontos, entre eles: o balanço financeiro do projeto, as publicações do grupo de pesquisa, os produtos, as próximas viagens de campo, a Conferência Livre realizada na sexta-feira (24), a comunicação e as parcerias.

Quanto ao balanço financeiro foi discutido o orçamento para a realização das atividades da pesquisa e quais equipamentos serão necessários adquirir. Sobre os produtos, foram pontuados os avanços dentro de cada indicador socioambiental que está sendo construído, entre eles: indicador de erosão costeira, indicador de poluição costeira, indicador de alterações dos manguezais e indicador de eventos climáticos extremos.

As próximas viagens de campo também foram definidas para aplicação de um protocolo de poluição costeira. A primeira viagem de campo está prevista para ocorrer no início de fevereiro, com destino a Vigia, Colares, São Caetano de Odivelas e Mosqueiro, com duração de uma semana. A segunda viagem de campo do grupo de pesquisa está prevista para acontecer em abril, com destino a Salinópolis para visitar três praias (Maçarico, Espadarte e Atalaia), além da praia Marieta em Maracanã e a praia Fortaleza em São João de Pirabas, essa viagem também terá a duração de uma semana.

Será realizada também a devolutiva da Cartografia Participativa do Marajó, que ainda não tem uma data prevista, e a criação de um atlas geral com os municípios da zona costeira paraense envolvidos no projeto. Espera-se que até a metade do ano grande parte dos dados necessários para a construção dos indicadores socioambientais esteja concluída.

O projeto desenvolvido é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vinculado ao Grupo de Pesquisa Sociedade Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias),  que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA).

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 97

Yesterday 152

Week 711

Month 886

All 281844

Currently are 12 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions