Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > NUMA e SETUR firmam parceria para criação de Roteiros de Vivência em Turismo de Base Comunitária no Pará
Início do conteúdo da página

NUMA e SETUR firmam parceria para criação de Roteiros de Vivência em Turismo de Base Comunitária no Pará

Publicado: Sexta, 24 Outubro 2025 09:58 | Acessos: 16
imagem sem descrição.

No dia 16 de outubro, o Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) assinou, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (SETUR/PA) e com a interveniência da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), o projeto “Roteiros de Vivência em Turismo de Base Comunitária e Bioeconomia”, que será coordenado pelo professor Wagner Barbosa e conta com a colaboração da doutoranda Márcia Sueli Castelo Branco Bastos, do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/UFPA).

A iniciativa tem como objetivo criar roteiros de vivência em Turismo de Base Comunitária (TBC) que valorizem os produtos da bioeconomia, as cadeias produtivas locais e o cotidiano das comunidades, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais e o fortalecimento da economia local a partir dos saberes ancestrais e da participação ativa das populações tradicionais.

O projeto atuará como experiência piloto em três regiões turísticas do Estado — Guajará (Belém), Amazônia Atlântica Guamá e Campos do Marajó — contribuindo para o desenvolvimento do turismo de base local a partir de perspectivas culturais, sociais, econômicas e ambientais.

Entre as ações previstas estão:

  • A produção e publicação de um Livro sobre Turismo de Base Comunitária com foco na Fitoterapia;
  • A edição de uma Revista-Cartilha sobre Plano de Negócios em Turismo de Base Comunitária;
  • A realização de cinco eventos de capacitação, entre cursos e seminários, voltados à formação em Turismo de Base Comunitária e Bioeconomia;
  • A assessoria técnica às organizações de base local para o fortalecimento das cadeias produtivas e promoção de produtos da bioeconomia;
  • E a elaboração de um projeto para captação de recursos junto ao Fundo Amazônia, voltado à sustentabilidade e ampliação das ações de turismo comunitário no Pará.

Segundo o coordenador Wagner Barbosa, o Laboratório de Etnofarmácia do NUMA-UFPA, abriga o DOCFITO-Grupo de Pesquisa que trata do Desenvolvimento de Produtos e Serviços Fitoterápicos no âmbito de políticas públicas, com abordagem interdisciplinar, relacionado à Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, a qual apresenta dezessete diretrizes com o intuito de orientar a promoção e a implantação da fitoterapia como prática curativa oficial e nicho de mercado.

Este grupo de pesquisa, consolidado na área socioambiental, atua junto a comunidades do Pará, sendo principal território de pesquisa a Bacia do rio Marapanim, na Amazônia Atlântica, zona costeira paraense. As ações do grupo vão além da centralidade em diretrizes da PNPMF, buscando atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Propõem serviços e produtos que respondem às demandas sociais pelo uso racional dos recursos naturais, especialmente plantas medicinais, promovendo organização comunitária, geração de renda e preservação de bens culturais.

Entre as atividades do LAEF-DOCFITO, destaca-se a pesquisa em Turismo de Base Comunitária (TBC) com foco em fitoterapia, integrada a ações de meio ambiente, agroecologia e cultura, no âmbito do Programa Municipal de Fitoterápicos e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Marapanim/PA (PROFITIC), instituído no Município de Marapanim pela Lei Municipal nº 1869/2019. O projeto de lei foi proposto pelo grupo do LAEF/NUMA UFPA durante o I Encontro de Gestão das Cadeias Produtivas de Remédios Artesanais e Turismo para o Desenvolvimento Local, em novembro de 2018.

Para Márcia Bastos, que também é turismóloga e coordena o Programa de Turismo de Base Comunitária e Bioeconomia no âmbito da Setur e no Plano de Bioeconomia do Estado, o Turismo de Base Comunitária (TBC) é apresentado como estratégia de gestão de territórios turísticos, englobando práticas sustentáveis e priorizando a inclusão e protagonismo das comunidades locais. Isso contribui para a sustentabilidade econômica, geração de emprego e renda para os residentes, e implementação de políticas públicas focadas no uso sustentável dos recursos naturais, economia solidária e inclusão social.

O Projeto de Extensão em Turismo de Base Comunitária e Promoção da Bioeconomia integra o PROFITIC, ampliando suas ações para Belém e outros municípios paraenses. Seu objetivo principal é criar Roteiros de Vivência em Turismo de Base Comunitária, promovendo produtos da bioeconomia e valorizando os saberes ancestrais das comunidades, com destaque para a fitoterapia e práticas sustentáveis. As atividades propostas pelo projeto incluem produção de livros, revistas, capacitações em turismo e bioeconomia, incentivo à organização local e protagonismo feminino, com apoio de instituições diversas. Estão previstos roteiros de vivência, eventos de formação, assistência técnica e elaboração de projetos para captação de recursos, tudo visando a preservação ambiental, geração de emprego e valorização cultural. O TBC é destacado como estratégia para inclusão social, sustentabilidade econômica e fortalecimento das cadeias produtivas locais.

O projeto que está previsto para iniciar em novembro de 2025 representa um passo importante na integração entre conhecimento acadêmico e saberes tradicionais, fomentando práticas sustentáveis de turismo e promovendo o protagonismo das comunidades locais, especialmente das mulheres, na gestão dos territórios e de seus recursos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 141

Yesterday 448

Week 1510

Month 8425

All 351502

Currently are 12 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions