Discente do PPGEDAM apresenta pesquisa em eventos sobre Justiça Climática e Desenvolvimento Sustentável
 
											A mestranda Fernanda Queiroz, do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/UFPA), tem compartilhado os resultados parciais de sua pesquisa em importantes espaços de debate sobre justiça climática, gênero e sustentabilidade.
No último final de semana de julho, Fernanda participou do Workshop da Empodera Clima, realizado na Usina da Paz da Cabanagem, em Belém. Selecionada para o evento, ela apresentou sua pesquisa desenvolvida no PPGEDAM/NUMA, destacando o diálogo com Camila Magalhães, diretora da ONG Mandí e idealizadora da Rede Jandyras, coletivo de articuladoras ambientais que constitui o objeto central de seu estudo de mestrado.
Confira o registro do evento no Instagram
Em setembro, a discente foi convidada a participar de um painel no evento “Eixo COP-30 – Desenvolvimento Sustentável na Amazônia: Governança, Inovação e Inclusão”, promovido pela Fundação Ulysses Guimarães, na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA). Na ocasião, Fernanda apresentou reflexões sobre a governança ambiental e o papel das mulheres na construção de soluções sustentáveis na região amazônica.
Saiba mais no portal da ALEPA
Mais recentemente, no dia 17 de outubro, Fernanda foi uma das palestrantes do Workshop “Mulheres, Justiça Climática e Defensoria Pública: atuação estratégica da DPE na defesa dos vulneráveis”, promovido pela Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE/PA). Em sua exposição, abordou o tema “Fundamentos da Justiça Climática, Mulheres e as Desigualdades Socioambientais: Legislações e Atuação da Defensoria Pública frente à Crise Climática”, relacionando a temática à pesquisa que desenvolve no PPGEDAM/NUMA.
Veja o registro do evento no Instagram
As participações de Fernanda Queiroz fomentam o diálogo entre ciência, políticas públicas e justiça social, fortalecendo a presença de jovens pesquisadoras amazônidas nos espaços de formulação de estratégias climáticas inclusivas.
No PPGEDAM, a discente desenvolve a pesquisa intitulada “Justiça Climática e Interseccionalidade na Amazônia Paraense: A Atuação da Redes Jandyras na Cidade Sede da COP-30”, sob orientação do Prof. Dr. André Cutrim Carvalho e coorientação da Profa. Dra. Lise Tupiassu




 
                                                         
			 
			
Mídias Sociais