Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > Atividades de campo da equipe do projeto "Avaliação de espécies arbóreas forrageiras inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares"
Início do conteúdo da página

Atividades de campo da equipe do projeto "Avaliação de espécies arbóreas forrageiras inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares"

Publicado: Sexta, 18 Mai 2018 10:14 | Acessos: 1189

A equipe do projeto de pesquisa esteve em Marabá no período de 16 a 28 de abril.

imagem sem descrição.

A equipe do projeto de pesquisa "Avaliação de espécies arbóreas forrageiras inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares", coordenado pela Prof.ª Dr.ª Rosana Quaresma Maneschy, esteve em Marabá no período de 16 a 28 de abril.

As atividades de campo objetivaram capacitar o novo integrante do projeto, Igor Luiz Fernandes Correa, discente do PPGEDAM. Segundo a coordenadora do projeto, a capacitação envolveu a "avaliação dendrométrica e produção de forragem das espécies arbóreas testadas no experimento, implantado na fazenda Cristalina, em São Domingos do Araguaia – PA. O discente também pôde compreender a preparação das amostras de forragem coletadas para posteriores análises da qualidade nutricional das plantas para a alimentação de bovinos a pasto". O treinamento ocorreu no Laboratório da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Em campo o estudante foi acompanhado pelo técnico do projeto Tiago Souza e no Laboratório da UNIFESSPA pela Prof.ª Dr.ª Andréa Hentz de Mello.

O estudante foi incluído no projeto para desenvolver sua dissertação com o tema “Sistemas agroflorestais pecuários: Alternativa para o incremento da renda de agricultores familiares e o redesenho da paisagem rural no sudeste do Pará”, sob orientação da Prof.ª Rosana.

Em março desse ano, coordenadora e o mestrando reuniram com Alexandre Mehl Lunz (Coordenador do projeto Biomas da Amazônia), na Embrapa Amazônia Oriental, em Belém – PA, para organizar as atividades de trituração das amostras coletadas e análises a serem realizadas no Laboratório de solos da instituição e que serão acompanhadas pelo discente durante o ano de 2018.

O projeto "Avaliação de espécies arbóreas forrageiras inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares” é um subprojeto vinculado ao projeto maior intitulado “Proteção e Uso Sustentável de Paisagens dos Biomas Brasileiros" - Projeto Biomas. Esse, é executado em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e tem o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Sobre o subprojeto "Avaliação de espécies arbóreas forrageiras inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares”

O uso de árvores com múltiplos usos em sistemas pecuários pode melhorar a dieta dos animais a pasto (a partir da produção de forragem durante o ano todo com qualidade nutricional superior à das gramíneas comumente utilizadas), fornecimento de sombra aos animais e diminuir os custos de implantação e manutenção dos piquetes com a obtenção de madeira de qualidade para moirão para a construção convencionais ou cercas vivas. 

A pesquisa tem por objetivo selecionar espécies forrageiras de ocorrência espontânea em pastagens no sudeste do Pará como alternativa sustentável para a atividade pecuária. Estão sendo avaliadas cinco espécies forrageiras, sendo uma introduzida e quatro já identificadas com ocorrência natural em pastagens no sudeste do Pará; a saber: mutamba preta (Guazuma ulmilifolia Lam.), burdão de velho (Samanea saman(Jacq.) Merr.), mungulu ou mulungu (Erythrina glauca Willd.) e jurema ou rosquinha (Chloroleucon tortum(Mart.) Pittier ex Barneby & J. W. Grimes). Os parâmetros avaliados estão sendo comparados com a espécie introduzida gliricídia (Gliricidia sepium (Jacq.) Walp.).

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 111

Yesterday 212

Week 1187

Month 2626

All 295688

Currently are 6 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.