Início > Notícias > Biblioteca do NUMA passa a se chamar Dr. Ezequiel Carneiro dos Santos

Biblioteca do NUMA passa a se chamar Dr. Ezequiel Carneiro dos Santos

Publicado: Terça, 06 Dezembro 2016 12:44 | Acessos: 1079

Na última quarta-feira, 30, a Biblioteca Setorial do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) passou a ser oficialmente denominada como "Biblioteca Prof. Dr. Ezequiel Carneiro dos Santos", um dos grandes mentores que marcaram a história do NUMA. A oficialização contou com a presença do Diretor e Vice-Diretor do Núcleo, Prof. Dr. Sérgio Moraes e Prof. Dr. Norbert Fenzl, respectivamente, e do reitor da UFPA, Prof. Dr. Emmanuel Tourinho, além de servidores, bolsistas e estudantes.

A nova denominação da biblioteca foi lançada durante as comemorações dos 25 anos do Núcleo, que ocorreu no período de 30 de novembro a 02 de dezembro. As comunidades acadêmicas e externa já podem visitar o espaço, composto por 1503 títulos em diferentes tipos de suportes - livros, folhetos, trabalhos acadêmicos (tese, dissertação, monografia de especialização), multimeios (fitas VHS e CD Rom's) e obras de referência (dicionários, guias, mapas e glossários). As produções possuem ênfase na temática ambiental e ciências como Direito ambiental,  Ecologia, Ecoturismo, Educação ambiental, Gestão ambiental, Meio Ambiente, Recursos hídricos, Saneamento.

"A oficialização denominativa da Biblioteca Dr. Ezequiel Carneiro dos Santos é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido aqui ao longo dos anos", comenta a Coordenadora de Informação Ambiental, Olizete Pereira. "A escolha do nome foi também uma maneira de homenagear uma pessoa que foi tão importante para a história do NUMA", completou.

Funcionamento - A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 16h, ininterruptamente, com exceção de feriados e pontos facultativos. Serviços como o empréstimo bibliográfico domiciliar são restritos a comunidade acadêmica da UFPA e para ter acesso a ele é necessário abertura de cadastro, de uso pessoal e intransferível, por meio da apresentação de comprovante de matrícula acadêmica atualizado; termo de posse ou identificação SIAPE (servidor da UFPA); e comprovante de residência original (água, energia, telefone).

Os serviços oferecidos pela biblioteca são: Catálogo online do acervo, via Sistema Pergamum; Circulação bibliográfica (empréstimo domiciliar e reprográfico; devolução; renovação e reserva); Comutação bibliográfica; Consulta local ao acervo; Disseminação seletiva da informação; Divulgação das aquisições bibliográficas recém-incorporadas ao acervo; Intercâmbio interbibliotecas de publicações editadas pelo NUMA; Normalização de publicação editada pelo NUMA; Orientação na normalização e elaboração de ficha catalográfica de trabalho acadêmico engendrado por discente, docente e técnico-administrativos do NUMA; Pesquisa bibliográfica; Terminal para pesquisa acadêmica (acervo, Portal de Periódicos da Capes, bases de dados diversas, etc.); Visita orientada e treinamento de usuário quanto ao uso da Biblioteca.

História - No intuito de promover o acesso equitativo da informação, divulgar o acervo, produtos e serviços engendrados no âmbito do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) e apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA) cria-se, em 1997, a biblioteca setorial do Núcleo, vinculada à então Subcoordenadoria de Informação Ambiental (SCIA), atualmente Coordenadoria de Informação Ambiental (CIA).

Em 9 de setembro de 2013, a unidade é integrada ao Sistema de Bibliotecas (SIBI) da UFPA e, concomitantemente, à Rede Pergamum, constituída por instituições usuárias do software Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas. Em 30 de novembro de 2016 passa a se denominar, oficialmente, Biblioteca Prof. Ezequiel Carneiro dos Santos, em homenagem ao Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, pela UFPA e um dos grandes mentores do NUMA.

Foto: Fábia Sepêda