Início > Notícias > Comemoração dos 25 anos do NUMA reúne comunidade acadêmica na UFPA

Comemoração dos 25 anos do NUMA reúne comunidade acadêmica na UFPA

Publicado: Segunda, 12 Dezembro 2016 11:52 | Acessos: 1246

O Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará, recebeu no período de 30 de novembro a 02 de dezembro dezenas de pessoas na sua Sede para conferir a comemoração dos 25 anos de fundação do órgão. O evento reuniu diversas atividades abertas ao público, como inaugurações, lançamentos, palestras e atrações culturais.

Abertura - A abertura do evento contou com a presença do Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rômulo Simões Angélica e do Diretor e Vice-diretor do NUMA, Sérgio Cardoso de Moraes e Norbert Fenzl, respectivamente. Na ocasião, foi feita a inauguração da Galeria de Dirigentes e a Oficialização denominativa da Biblioteca Setorial "Dr. Ezequiel Carneiro dos Santos".

As autoridades presentes fizeram um pronunciamento onde foi discutido sobre a atuação do NUMA nas questões ambientais e na produção de conhecimento dentro e fora da UFPA, assim como a importância da interdisciplinaridade nas atividades do Núcleo e a importância da conservação do meio ambiente para as próximas gerações. “O NUMA tem cumprido um papel diferenciado na Universidade na medida em que se volta para uma questão muito específica da nossa região, que é a ambiental. Além de levar para a sociedade as discussões sobre conservação ambiental e produção de um modelo econômico que seja sustentável para a nossa região, o NUMA também cumpre um papel importante na UFPA”, destacou o Reitor Emmanuel Tourinho. Ainda no mesmo dia, foi lançado o vídeo institucional do Núcleo de Meio Ambiente, que estará disponível em breve no site do Núcleo.

Lançamentos - No segundo dia de evento, os presentes conferiram vários lançamentos em comemoração ao aniversário do Núcleo. Em um primeiro momento, os coordenadores do Programa de Formação Interdisciplinar de Meio Ambiente (PROFIMA), André Farias e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), Wagner Barbosa apresentaram os programas e lançaram os folders institucionais dos cursos. No mesmo dia, os presentes conferiram a apresentação e lançamento dos livros "Mineração na Amazônia: assimetria, território e conflito socioambiental", do Professor Dr. Otávio do Canto e "Conhecimentos tradicionais: discussões e desafios", organizado pelo professor Dr. Sérgio de Moraes.

A manhã do terceiro dia de comemorações teve o lançamento da revista eletrônica "Universidade e Meio Ambiente", organizada pelo professor Dr. Gilberto Rocha. As publicação da revista serão de periodicidade semestral do NUMA e do PPGEDAM, com o objetivo de divulgar matérias concernentes à estudos e reflexões interdisciplinares sobre a temática ambiental e de áreas afins. Nela são acolhidos textos sob a forma de artigos, notas de pesquisa e resenhas. A primeira edição do periódico já está disponível aqui.

Foram lançados ainda os livros "Aprendizagem territorial: dinâmicas territoriais, participação social e ação local", dos professores Dr. Gilberto de Miranda Rocha, Dr. Mário Vasconcellos Sobrinho e Dr. Pierre Teisserenc; "Microtesauro de gestão ambiental" e "Glossário terminológico de gestão ambiental", de msc. Paulo Cesar Chagas Maia, Prof. Dr. Mário Vasconcellos Sobrinho e Profa. Dra. Marise Teles Condurú; e "Fitoterapia Solidária: uma proposta sustentável para a atenção básica em saúde", do Prof. Dr. Wagner Luiz Ramos Barbosa, msc. Alessandra Santos de Oliveira Flor e msc. Miguel Rodrigues da Silva Filho.

Sustentabilidade - Reconhecido pela assídua contribuição ao Meio Ambiente e à Amazônia, as comemorações dos 25 anos do Núcleo ofereceram aos participantes duas palestras em torno da sustentabilidade. A primeira palestra foi ofertada pelo Vice-Diretor do Numa, o Prof. Dr. Norbert Fenzl, com o tema "Do Meio Ambiente ao Desenvolvimento Sustentável". Já o Professor Visitante, Dr. Philippe Plas palestrou sobre "Governança sustentável no momento do Antropoceno".

A sustentabilidade também incentivou a organização do evento a distribuir aos servidores, bolsistas e alunos um kit institucional contendo dois copos personalizados do evento. O objetivo da ação foi promover a diminuição do uso de copos descartáveis nas dependências do Núcleo e no dia-a-dia dos participantes, contribuindo desta forma para a conservação do Meio Ambiente.

O encerramento das celebrações ficou por conta da atração cultural "Carimbatuque", com Ilma Maria e o grupo de Carimbó "Os caçulas de Jarandeua", da cidade de Marapanim-PA.

Confira aqui a galeria de fotos do evento:

25 anos do NUMA

Texto: Fábia Sepêda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA