Início > Notícias > Pesquisadores italianos visitam o NUMA

Pesquisadores italianos visitam o NUMA

Publicado: Quarta, 17 Mai 2017 10:24 | Acessos: 1055

Um grupo de cinco pesquisadores Margarita Scarlato, Salvatore Monni, Francesco Pompeo, Michaela Fusaschi e Martina Iorio, da Universidade de Roma TRE, estão desde o início do mês de maio realizando uma visita às regiões de Belém e Manaus. O objetivo é que os visitantes conheçam as formas de apropriação e uso da água na Amazônia. As visitas fazem parte do projeto AguaSociAL, que na UFPA é coordenado pelo professor do Núcleo de Meio Ambiente, Dr. Gilberto Rocha.

Na capital do Pará, o grupo tem visitado localidades como as ilhas do município Belém, Usinas Hidrelétricas e sistemas metropolitanos de abastecimento de água, além de participarem de atividades do NUMA.

AguaSociAL - O projeto tem como objetivo integrar a Universidade por meio da pesquisa científica e tecnológica. A sociedade civil em geral e o poder público também se inserem nesse contexto, na perspectiva de encontrar alternativas sustentáveis para o abastecimento de água para as populações mais vulneráveis da Amazônia.

A mobilidade é ainda outro ponto forte da pesquisa, que possibilidade uma troca de conhecimento, por meio da pesquisa colaborativa e o compartilhamento de conhecimento entre as universidades. O projeto é financiado pela comissão europeia e finaliza em dezembro de 2017. Porém, já está em prática a construção de uma segunda etapa do projeto, que seria voltada a pesquisa e ações de intenção junto às comunidades locais da Amazônia.

Amazônia - A Amazônia é uma região que concentra 12% de toda a água do mundo. Entretanto, a maior parte desse líquido está poluído, restando apenas 21% de água própria para consumo. Nesse sentido, novas atividades econômicas impactam no Meio Ambiente, uso da água e seu acesso pela população. O projeto AguaSociAL foi desenvolvido ao longo de quatro anos, promovendo treinamentos, repassando conhecimento e promovendo a mobilidade de ações entre a Europa e o Brasil.

Texto: Fábia Sepeda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA