Início > Notícias > Pesquisadores realizam visita técnica à APA Algodoal

Pesquisadores realizam visita técnica à APA Algodoal

Publicado: Quarta, 17 Mai 2017 11:05 | Acessos: 1371

Pesquisadores do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) realizaram nos dias 11 e 12 de maio Visita Técnica à Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua, no nordeste do estado do Pará. A Visita foi conduzida pelos professores Norbert Fenzl, Otávio do Canto, Rodolpho Bastos, Sérgio Moraes (PPGEDAM/NUMA), Lise Tupiassu e Luly Fischer (PPGD/ICJ); além de alunos dos programas de  pós-graduação; Márcia Monteiro, do Ideflor; e pesquisadores estrangeiros que participavam do Seminário Científico Internacional Amazônia-Caribe.

Na APA, os visitantes percorreram mangues, currais e ocupações nas praias e encostas. Além destas atividades, participaram ainda da palestra do gerente da Gerência da Região Administrativa do Nordeste Paraense (GRNE/Ideflor-bio), Luiz Coltro, que falou sobre a gestão da APA Algodoal-Maiandeua e dos problemas ambientais.  A apresentação foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria de Lourdes Ferreira.

APA - O Conselho Gestor é um órgão de constituição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil, criado a partir da criação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Algodoal-Maiandeua no ano de 1990. Sua presença é fundamental na permanência da preservação da área protegida, tendo vários competências, como manifestar-se quanto a obras ou atividades capazes de causar impacto na unidade de conservação ou seu entorno.

As áreas de proteção são categorizadas como Unidade de Conservação da Natureza, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humana. Os objetivos básicos são proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

Texto: Fábia Sepêda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA