Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > A participação do NUMA na 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

A participação do NUMA na 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente

Publicado: Quarta, 19 Março 2025 10:46 | Acessos: 53
imagem sem descrição.

Nos dias 12 e 13 de março de 2025, o Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA desempenhou um papel fundamental no apoio à mediação dos grupos temáticos da 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (CEMA). O evento, que reuniu mais de 300 participantes no Auditório Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará (UFPA), um espaço crucial para discutir os desafios e soluções para as mudanças climáticas e a preservação ambiental.

A CEMA foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), na ocasião, foram eleitos 50 delegados que representarão o estado na etapa nacional, que ocorrerá em Brasília em maio. Os debates foram organizados em cinco eixos temáticos, três deles mediados por professores do NUMA: Mitigação (Gilberto Rocha), Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica (Norbert Fenzl), Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental (Daniel Sombra). Ao final, 20 propostas foram aprovadas, que serão levadas à Conferência Nacional.

Entre as propostas destacadas, estão a criação de políticas públicas para o repasse de recursos financeiros da União aos fundos municipais de meio ambiente e a implementação de um plano estadual para erradicação de lixões. Essas iniciativas refletem a necessidade de inclusão e apoio às comunidades vulneráveis, como mulheres empreendedoras e pessoas com deficiência.

A participação ativa de representantes de diversas comunidades, incluindo indígenas e extrativistas, foi um ponto alto do evento. Eles enfatizaram a importância de levar suas realidades e necessidades para a construção de políticas públicas que realmente atendam às suas demandas. O diretor do NUMA e mediador do eixo Mitigação explica um pouco a experiência de mediação, “nós acumulamos um grande aprendizado ao intensificar as nossas discussões sobre o meio ambiente relacionando com a construção de políticas públicas municipais, estaduais e nacional; com o uso dos recursos naturais e da necessidade de transformação ecológica. A Conferencia fomentou um debate muito importante para o NUMA com destaque para a governança ambiental e territorial, relevando papel das instituições, da parceira e da participação social” encerra o professor.

Estiveram na organização direta da CEMA dois egressos do NUMA/PPGEDAM, um mestrando e o professor Rodolpho Zahluth. O professor Gilberto Rocha ressalta que “A participação do NUMA foi excelente, o envolvimento, dos docentes, discentes e técnicos. Espero que em outros momentos o NUMA possa estar envolvido seja no apoio do ponto de vista organizacional, mas também com o seu conhecimento para a construção de uma sociedade mais sustentável em prol de uma grande transformação ecológica”. 

O NUMA/UFPA, ao apoiar a realização da conferência, reafirma seu compromisso com a promoção de um diálogo efetivo entre a academia, a sociedade civil e o governo, visando a construção de um futuro mais sustentável.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 210

Yesterday 191

Week 210

Month 6443

All 293001

Currently are 10 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions