Início > Notícias > Lançamento do Atlas Ambiental do município de Maracanã-Pará pelo GPSA-Amazônias

Lançamento do Atlas Ambiental do município de Maracanã-Pará pelo GPSA-Amazônias

Publicado: Quinta, 04 Julho 2024 07:40 | Acessos: 776

No dia 27/06/2024 ocorreu o lançamento do Atlas Ambiental do município de Maracanã-Pará-Amazônia-Brasil, na Câmara dos Vereadores -Maracanã-PA, às 09hs. O evento contou com a presença do secretário adjunto da SEMMAS, Rodolpho Bastos; do diretor da SEMMAS, Marcelo Moreno; do secretário municipal de meio ambiente, Elton Junior; Mariana Trindade da Rare Brasil; vereadores e pesquisadores do GPSA- Amazônias; professores e alunos bolsistas da escola Francisco Nunes também estiveram presentes. Na ocasião, falou-se da importância do atlas ambiental como material didático nas escolas do município.

O Atlas Ambiental do Município de Maracanã é um dos produtos do Projeto “Indicadores geográficos de riscos de impactos climáticos na zona costeira urbana paraense”, que foi desenvolvido de 2021 a 2024, sob coordenação do Professor Dr. Otávio do Canto; e com a contribuição do Projeto “Desenvolvimento de Indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas, na zona costeira do Estado do Pará”, coordenado pelo Professor Dr. Norbert Fenzl, ambos com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Esse Atlas foi confeccionado por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias(GPSA-Amazônias) e apresenta diversos mapas temáticos, com ênfase nos seguintes tópicos: Erosão costeira; Desmatamento; Pressão da cidade sobre o mangue; E Cartografia Participativa. As informações contidas neste material poderão auxiliar tomadas de decisão de órgãos gestores do território, mas não se limita a isso. Afinal, o Atlas é uma poderosa ferramenta de empoderamento territorial, de vídeos grande valia aos habitantes locais, pesquisadores e todos os demais interessados em conhecer a realidade do município.

O atlas está disponível para download no link: https://drive.google.com/file/d/128Zb9zTrTt-XDJR5hv42wS5Oc4lu7u_J/view