Reunião do Grupo de Pesquisa, GPSA- Amazônias
Na sexta-feira, dia 26 de janeiro, aconteceu a primeira reunião de 2024 do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA- Amazônias). Na reunião estiveram presentes os professores Otávio do Canto e Norbert Fenzl, líderes do GPSA- Amazônias, além do professor Wagner Barbosa e os bolsistas do grupo de pesquisa.
Foram tratados assuntos referentes ao planejamento financeiro e as próximas atividades previstas a curto e longo prazo referentes aos projetos “Indicadores geográficos de riscos de impacto climático na zona costeira urbana paraense” e “Desenvolvimento de Indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas, na zona costeira do estado do Pará”, liderados respectivamente pelos professores Otávio do Canto e Norbert Fenzl. Ambos os projetos são apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM).
Entre as atividades para o primeiro semestre de 2024 estão previstas viagens de campo para a realização de oficinas no Marajó e verificação da erosão do solo em Joanes. O grupo pretende concluir o Indicador de erosão costeira este ano.
Foram também levantados os andamentos das pesquisas relacionadas aos demais indicadores: Indicador de poluição costeira, indicador de eventos climáticos extremos e indicador de alterações dos manguezais, sendo que este último conta com o apoio do professor Wagner Barbosa na conclusão do indicador.
O grupo concluiu que será necessário fazer novas viagens de campo a alguns dos municípios para concluir os demais indicadores e também realizará reuniões para tratar exclusivamente de cada um indicador ao longo do ano.
Mídias Sociais