Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > PPGEDAM participa da primeira reunião do GT do Conselho Deliberativo da RESEX Marinha Mestre Lucindo e realiza oficina de cartografia participativa nas comunidades
Início do conteúdo da página

PPGEDAM participa da primeira reunião do GT do Conselho Deliberativo da RESEX Marinha Mestre Lucindo e realiza oficina de cartografia participativa nas comunidades

Publicado: Segunda, 13 Março 2023 16:11 | Acessos: 281
imagem sem descrição.

Entre os dias 07 e 10 de março de 2023, o Professor Otávio do Canto, as doutorandas Márcia Santos e Evelyn Souza, e o bolsista Herbert Peixoto, foram a Marapanim com dois principais objetivos: participar da primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (RESEX) Marinha Mestre Lucindo, e realizar oficinas de Cartografia Participativa na zona urbana do município.

A reunião do GT ocorreu no dia 07, no Clube de Mães da comunidade de Vista Alegre, e visou realizar um planejamento de atividades, que culminará em oficinas para discutir as propostas de condicionantes que a empresa Praticagem da Barra do Pará se propôs a desenvolver. O GT foi criado para realizar uma consulta pública com as comunidades, e ao final disponibilizar as informações ao Conselho Deliberativo, para que sejam dados os encaminhamentos apropriados. 

Já as oficinas ocorreram nos dias 08 e 09, nas comunidades Sol Nascente e no bairro da Guarita, ambas situadas no centro urbano de Marapanim e tiveram como foco a pressão antrópica sobre os manguezais situados nessa área. Estas oficinas representam o retorno das informações coletadas em outubro de 2022, quando foram realizadas as primeiras oficinas voltadas a esta temática. As etapas de planejamento, mobilização e realização destas oficinas contaram com a participação do engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marapanim (SEMMA) Jean Teixeira e de Maria Biata Ribeiro dos Santos, uma liderança local bastante conhecida na região por desenvolver ações vinculadas ao Grupo Cáritas, da igreja católica.

Este retorno faz parte dos procedimentos necessários ao desenvolvimento dessa cartografia, com o intuito de ajustar, adicionar, refinar e validar as informações anteriormente coletadas. O processo será concluído com a entrega do mapa final dessa cartografia, o qual será entregue de forma impressa à SEMMA, e também será disponibilizado digitalmente a todos os interessados. A iniciativa de realização destas oficinas tem sido desempenhada pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias), com o apoio da SEMMA Marapanim e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Por fim, no dia 10 foi realizado um levantamento necessário para desenvolver a cartografia dos ambientes da praia do Crispim, que também contou com a participação da SEMMA Marapanim.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 12

Yesterday 117

Week 426

Month 4053

All 234313

Currently are 10 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions