Início > Notícias > Alunos e professores do PPGEDAM fazem Visita Técnica a municípios do nordeste paraense

Publicado: Quarta, 26 Outubro 2022 17:40 | Acessos: 598

Nos dias de 19 a 21 de outubro de 2022 ocorreu uma visita técnica da turma de Mestrado do PPGEDAM. A disciplina visita técnica tem como objetivo apresentar aos estudantes experiências de atividades econômicas relacionadas a gestão dos recursos naturais que vêm sendo desenvolvidas na Região Amazônica.

Foram apresentadas aos estudantes situações concretas envolvendo o uso e gestão de recursos naturais nos municípios de Santa Luzia do Pará, Traquateua e Bragança para refletirem sobre o processo de desenvolvimento local. Nesta atividade, espera-se que o exercício interdisciplinar a partir do envolvimento do corpo docente e discente, permita a interação com as questões ambientais dos diferentes sujeitos (comunidades, governos locais e empresas) resulte em reflexões propositivas.

A primeira visita foi à Santa Luzia do Pará, discentes e docentes se reuniram com o secretário de meio ambiente, Sr. Dionyson Saldanha Moura, a secretária de assistência social, Sra. Antonia Veranilde da Cunha e o Coordenador da Defesa Civil, Sr. Raimundo de Araújo Soares, para tratar sobre os impactos ambientais e ações dos gestores locais relacionadas à enchente do rio Caeté no município este ano, juntamente com a comunidade do km 18 no município e alunos da E. M. E. F. Odilon Camurça.

Em Traquateua, aconteceu uma visita à Fazenda Pedreira Santa Mônica para conhecer o método de lavra, tipo de minério extraído, tipo de desmonte e impactos ambientais relacionados à atividade. Já em Bragança, a visita foi no Sítio Fênix, para conhecer o trabalho da Sra. Maria de Nazaré Rodrigues e seu filho Sr. José David Pereira Júnior na produção de farinha semimecanizada, que possui indicação geográfica. Também ocorreu uma reunião organizada pela Profa. Dra. Moirah Paula M. de Menezes, com docentes do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) da UFPA para conhecer as pesquisas sobre gerenciamento costeiro.

As últimas visitas foram ao escritório do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e a Reserva Extrativista (RESEX) Marinha Caeté-Taperaçu para conhecer o trabalho do instituto em reunião organizada pelo Chefe do ICMBio Bragança, Sr. Josiel Barbosa Vasconcelos com representante dos pescadores e sobre a recente parceria que a empresa Natura tem desenvolvido lá a partir de pesquisas com o fruto do Ajuru. Sobre o trabalho da Natura, a turma conversou com a pesquisadora de Inovação de Produtos da empresa MSc, Yorgana Carolina Yajure Prado.

O discente do PPGEDAM, Ivaldo Ledo, relatou que a visita técnica “É de suma importância e gera mais conhecimento, pois o estudo in loco permite sair da sala de aula e ter contato diretamente com as comunidades envolvidas. Não fica só na teoria e essa experiência engrandece nosso currículo como futuros profissionais do Meio Ambiente no impacto social da Amazônia.”

Ivaldo também afirma que a visita “Agrega conhecimento e gera informações para a disseminação de propostas para as comunidades estudadas no tocante ao uso dos recursos naturais de forma sustentável''.

A disciplina foi acompanhada pelos professores Christian Nunes, Rosana Maneschy e Sidiane Cantanhede, do PPGEDAM . A turma foi dividida em quatro grupos e cada grupo apresentará um relatório de estudo de campo sobre uma das visitas realizadas.