Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > Professores do NUMA participaram da Oficina para Elaboração do Plano de Manejo da RESEX Maracanã
Início do conteúdo da página

Professores do NUMA participaram da Oficina para Elaboração do Plano de Manejo da RESEX Maracanã

Publicado: Sexta, 22 Julho 2022 11:27 | Acessos: 404
imagem sem descrição.

Os Professores Gilberto Rocha e Wagner Barbosa participaram da “Oficina para Elaboração do Plano de Manejo da RESEX Maracanã”, no Reserva Amazon Forest Hotel, Belém, no período de 15 e 21 de maio de 2022.

Os professores fazem parte do Conselho Deliberativo da Resex Maracanã que foi criada em 13 de dezembro 2002 com objetivo de assegurar o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis, protegendo os meios de vida e a cultura da população extrativista local.

oficina Resex de MaracanãNa ocasião do evento, foram apresentados a visão geral do processo de elaboração do Plano de Manejo, propósitos da RESEX Maracanã, definição de recursos e valores, discussões sobre zoneamento e suas normas dentre outros assuntos. Segundo o ICMBIo “o Plano de Manejo é um documento técnico onde se estabelecem as regras do jogo, ou seja, o zoneamento e as normas de uma Unidade de Conservação, respondendo às perguntas: Como conservar a natureza nas áreas? Como as pessoas podem utilizá-las?”.

oficina Resex de MaracanãProf. Wagner ressalta que a dinâmica proposta pela organização foi muito importante ao estimular a participação dos membros do Conselho. “O sistema de metodologia ativa utilizado foi muito interessante, não só na forma de visualizar a importância, mas também a forma de fazer a gente pensar. Me sentir mais aluno do que professor, muito boa a participação das pessoas com suas próprias experiencias, muito rico os relatos das pessoas ao contarem a histórias de como tudo começou e os caminhos para chegar até aqui. Então, foi uma experiencia muito rica, sem contar o objetivo da reunião que é o Plano de Manejo mesmo sendo um processo longo de elaboração, validação e aprovação, ele está sendo muito bem construído.”

O Núcleo de Meio Ambiente - NUMA/UFPA, através da participação nos conselhos, têm contribuído para a ampliação do conhecimento em relação a diversidade socioambiental que integram a zona costeira do Estado do Pará.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 214

Yesterday 223

Week 718

Month 6407

All 241195

Currently are 13 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions