Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > Edjengte Doumo Elvine Paternie da Universidade Ngaoundere apresentou os resultados de sua pesquisa à comunidade acadêmica do NUMA
Início do conteúdo da página

Edjengte Doumo Elvine Paternie da Universidade Ngaoundere apresentou os resultados de sua pesquisa à comunidade acadêmica do NUMA

Publicado: Terça, 19 Julho 2022 17:10 | Acessos: 216
imagem sem descrição.

Doutoranda Edjengte Doumo Elvine Paternie da Universidade Ngaoundere (República de Camarões) apresentou os resultados de sua pesquisa intitulada: “Estudo do impacto ambiental da mineração de ouro na localidade de Bétaré-Oya, Camarões, África Central: uma abordagem geoquímica e mineralógica”. O evento ocorreu hoje (14/07), no Núcleo de Meio Ambiente da UFPA.

A pesquisa foi orientada pelo professor Gilberto de Miranda Rocha que avaliou o trabalho de forma positiva, “Elvine desenvolveu suas atividades técnicas e científicas com afinco, realizou atividades de análise laboratorial junto à Química Analítica e ambiental (ICEN/UFPA); Laboratório de Geoquímica (IG/UFPA), no Instituto Evandro Chagas (IEC) e Embrapa; sistematizou os dados e informações no âmbito da abordagem geoquímica e mineralógica de estudos de impacto ambiental; e apresentou adequadamente seu trabalho junto à comunidade científica do NUMA.” Gilberto acrescenta que já foram estabelecidos trabalhos futuros com a doutoranda. "Elvine está escrevendo um artigo sobre a abordagem geoquímica e mineralógica de estudos de impacto ambiental com a professora Simone Pereira e Fenzl, já articulamos outro artigo sobre os impactos ambientais da atividade mineira em Camarões em parceria com os professores André Cutrim, Fenz e eu. E também ela participará da próxima edição do curso de especialização sobre Geoprocessamento e Análise Ambiental (EAD/NUMA/UFPA).

Prof. André Cutrim (PPGEDAM) esclarece que “em nome da coordenação do PPGEDAM, posso afirmar que a experiência do intercâmbio em si foi muito enriquecedora, tanto no aspecto do aprendizado educacional quanto na troca de experiências práticas sobre o projeto de Doutorado, que está em desenvolvimento pela aluna Elvine Paternie Edjengte Duumo, com colaboração direta dos nossos docentes. Na prática, isso só confirma a relevância e inserção do PPGEDAM em um processo de internacionalização cada vez mais necessário que preza, acima de tudo, pela interdisciplinaridade entre as mais variadas formas de pesquisa, o que possibilitou essa "ponte" entre Brasil (PPGEDAM/NUMA/UFPA) e Camarões (Université de Ngaoundéré).”

Elvine esteve no NUMA/PPGEDAM por meio do Programa Sul-Sul de Doutorado e Pós-doutorado em Mobilidade, com foco em questões ambientais e de desenvolvimento sustentável. Trata-se de um Programa que visa identificar e formar investigadores científicos de alto nível, que poderão aprofundar as suas competências nas disciplinas das ciências ambientais e assim contribuir para a concretização da Agenda 2030 da ONU.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 52

Yesterday 85

Week 684

Month 684

All 143185

Currently are 32 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions