Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > PREFALC, NUMA e PPGEDAM realizaram uma extensa programação de ensino e pesquisa na região Amazônica
Início do conteúdo da página

PREFALC, NUMA e PPGEDAM realizaram uma extensa programação de ensino e pesquisa na região Amazônica

Publicado: Terça, 19 Abril 2022 16:21 | Acessos: 180

Disciplina Inovações Sociotécnicas em Ambientes Amazônicos, Seminário Internacional “Inovações Sociotécnicas e Aprendizagens Territoriais: olhares cruzados França-Brasil-Colômbia” e Expedição Científica na Região Metropolitana de Belém e Marapanim-PA fizeram parte da extensa programação de ensino e pesquisa iniciada no dia 04 de abril e encerrada na última quarta-feira (13/04).

O evento foi promovido pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/PPGEDAMUFPA), com a participação da Coorporación Universidad de La Costa - CUC (Colômbia) e Le Mans Université (França) através do Programa Regional França América Latina Caribe (PREFALC), no qual apoia a mobilidade para estágios e intercâmbios entre professores de programas de pós-graduação para participação em seminários e atividades de pesquisa na área ambiental. A programação também marcou a celebração dos 10 anos do Grupo de Estudos Diversidade Socioagroambiental na Amazônia (GEDAF), no qual também colaborou com a organização dos eventos.

A disciplina “Inovações Sociotécnicas em Ambientes Amazônicos” iniciou a programação e objetivou fornecer instrumentos teórico-metodológicos à compreensão dos processos de inovação sociotécnica local em ambientes amazônicos. Realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, coordenada pelo Prof. Aquiles Simões (PPGEDAM) a disciplina teve a participação das professoras Rosana Maneschy (PPGEDAM) e Diana Pinto Osório (Coorporación Universidad de La Costa - CUC, Barranquilla, Colômbia).

O seminário internacional Inovações Sociotécnicas e Aprendizagens Territoriais: olhares França-Brasil-Colômbia foi realizado pelo Canal do NUMA no Youtube (https://youtu.be/iDxrtRFGmXM), no dia 08 de abril. Pela manhã ocorreu o painel “Inovação, ação social e interfaces”, moderado pela professora Rosana Maneschy e participação dos professores Gilberto Rocha com o tema “Ações Locais como Aprendizagens Territoriais”; professora Laurence Granchamp da Universidade de Strasbourg com o tema “Bifurcações e reconversão profissional de urbanos à agricultura: vetores de inovações?” E posteriormente, a apresentação da professora Diana Pinto da Coorporación Universidad de La Costa - CUC - Barranquilla, Colômbia, com o tema “Innovación con los campesinos: técnicas para aumentar la resiliencia de agroecossistemas”.

Pela tarde ocorreu o II painel intitulado “Na trilha das inovações locais e das aprendizagens territoriais” moderado pelo Professor François Laurent (Coordenador do PREFALC). Nesse painel, ocorreram três apresentações: “Cesta de bens e serviços territoriais: adaptações para territórios rurais brasileiros” com o professor Ademir Cazella do Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina; seguida do tema ‘Cartografando Inovações Territoriais” com o professor Daniel Sombra do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA; e finalizado com a apresentação “Entre Segurança Alimentar e Nutricional e Bioeconomia: analisando o papel das inovações a partir da sociobiodiversidade no sul do Brasil” com a professora Gabriela Coelho do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Encerrando a programação do seminário aconteceu a Conferência “As Inovações Sociotécnicas como Portadoras de Desenvolvimento Local” com o professor Aquiles Simões (PPGEDAM)

A Expedição Científica na Região Metropolitana de Belém e Marapanim-PA realizada entre os dias 11 e 13 de abril, foi organizada pelo Grupos de Pesquisa do PPGEDAM/NUMA: GEDAF (Prof. Aquiles Simões), GPSA Amazônias (Prof. Otávio do Canto) e LAEF (Prof. Wagner Barbosa).

No dia 11/04 a expedição iniciou com a abordagem Agricultura Periurbana de Base Agroecológica visitando agricultores da teia Grupo de Consumo para alimentos agroecológicos (GRUCA + IACITATÁ) no estabelecimento agrícola da Sra. Neusiane, Assentamento Paulo Fonteles; e visita ao Sítio Caá Mutá na Comunidade Chicano no município de Santa Bárbara que tem o foco da agricultura orgânica e produção do chocolate De Mendes.

No dia 12/04, a expedição seguiu para Marapanim – PA para conhecer as experiências do Grupo de Mulheres Erva Vida que trabalham com a Fitoterapia Popular. Pela noite, ocorreu o Pré-lançamento do documentário Luiz Gutenbergue: uma história de luta na Resex Mestre Lucindo. Já no dia 13/04, último dia da programação, ainda em Marapanim, sob a temática “cartografia participativa como instrumento de desenvolvimento local” a expedição realizou visita e diálogo com moradores da comunidade Itauaçu, na Ilha Cajutuba.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 9

Yesterday 101

Week 201

Month 2022

All 136135

Currently are 15 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions