Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > Dissertação de Suzi Rodrigues vira livro sobre os acordos de pescas em Limoeiro do Ajuru-PA
Início do conteúdo da página

Dissertação de Suzi Rodrigues vira livro sobre os acordos de pescas em Limoeiro do Ajuru-PA

Publicado: Quarta, 26 Mai 2021 16:00 | Acessos: 544
imagem sem descrição.

O Núcleo de Meio Ambiente, através do Grupo de Pesquisa GAPTA, disponibiliza mais um livro gratuito para a sociedade. A obra ACORDOS DE PESCA COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL DE GOVERNANÇA DE TERRITÓRIOS PESQUEIROS: O CASO DE LIMOEIRO DO AJURU-PA de autoria de Suzi Rodrigues e André Cutrim está disponível para download no site do grupo (clique aqui).

A obra é resultado da dissertação de Suzi Rodrigues que por dois anos pesquisou os acordos de pesca em conjunto com os pescadores no município de Limoeiro do Ajuru, sua cidade natal.

O livro mostra como os pescadores de Limoeiro do Ajuru se organizam através dos acordos de pesca e por meio dessa mobilização social conseguem manter os recursos pesqueiros em seus territórios. Também, é possível conhecer um pouco sobre a prática da pesca de borqueio, um tipo de pescaria rudimentar que passa de geração para geração. Da mesma forma como irão conhecer algumas palavras e expressões utilizadas neste tipo de pesca. 

Segundo a autora, Suzi Rodrigues, o livro também é uma forma de homenagear e mostrar quão rica é a arte da pesca no município de Limoeiro do Ajuru. "Como filha e neta de pescadores, este trabalho é uma realização pessoal e uma forma de agradecimento a todos os pescadores e pescadoras da minha amada Limoeiro" ressalta a autora.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 48

Yesterday 117

Week 462

Month 4089

All 234349

Currently are 9 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions