Início > Notícias > Incursões fotoetnográficas: olhares de perto e de dentro (Beatriz Aviz, Jornal Beira do Rio)

Publicado: Terça, 22 Dezembro 2020 14:10 | Acessos: 494

Beatriz Aviz, do NUMA/UFPA, para Jornal Beira do Rio, 18/12/2020
Fotos: Acervo do projeto

São Caetano de Odivelas compreende uma importante ambiência amazônica localizada na zona costeira brasileira. No município, está localizada a Reserva Extrativista Marinha Mocapajuba, que compõe um dos biomas mais importantes do território nacional, pois sua abrangência de faixas terrestre e marinha compreende ecossistemas que garantem a manutenção dos seres vivos. Destaca-se o ecossistema de manguezal, que assume uma excepcional importância como berçário natural para diversas espécies e como um bem de grande valoração econômica, fundamental às populações que (sobre)vivem diretamente da extração desses recursos, seja para subsistência, seja para comercialização. Esse é o território de atuação do Projeto de Extensão Incursões fotoetnográficas na RESEX-Mar Mocapajuba, São Caetano de Odivelas – PA: olhares de perto e de dentro, olhares de fora e de longe, vinculado ao Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA.

O projeto objetiva realizar incursões fotoetnográficas nas comunidades da Resex-Mar de Mocapajuba, em São Caetano de Odivelas (PA), a fim de registrar, por meio de múltiplos olhares e lentes, o cotidiano dos moradores, suas relações socioculturais, seus saberes e fazeres. Procura-se, ainda, retratar as relações existentes entre natureza e cultura nessas comunidades para destacar o olhar delas sobre si mesmas e dar visibilidade à importância dessas populações na defesa de seus territórios e meios de subsistência.

Até o momento, as incursões fotoetnográficas foram realizadas em três comunidades: Boa Vista, Alto Pereru e Santa Maria da Barreta. As atividades ocorreram em oficinas abertas aos usuários da Resex-MAR Mocapajuba. Pela manhã, houve momento teórico, com o facilitador Sandro Barbosa, que apresentou conceitos e técnicas fotográficas. À tarde, ocorreu a saída fotoetnográfica, quando os moradores registraram seus olhares sobre o cotidiano, relações de trabalho e familiares, processos de sociabilidade e relações com os recursos naturais.

Membros do grupo de pesquisa Ecologia Humana, Natureza e Populações Amazônicas (EHNAPAM), coordenado pela professora Voyner Ravena-Cañete, também participaram das oficinas fotoetnográficas, para realizar os registros do olhar (de fora) sobre aspectos naturais, culturais e sociais da comunidade. No retorno para a escola, coletivamente, os participantes avaliaram e selecionaram quais imagens seriam expostas em sala. Como resultado parcial, temos uma produção artística carregada de sentido social que proporciona aos moradores o sentimento de pertença e de empoderamento, atributos necessários para a defesa de seus territórios, recursos naturais e modos de vida.

Em novembro de 2020, o ensaio fotográfico coletivo Olhar “de perto e de dentro” sobre o meu território foi selecionado para participar da exposição virtual do IV Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica. Selecionamos dez fotografias para participar da exposição. Os autores ficaram felizes pela seleção e pelo reconhecimento de seus olhares. Temos um acervo com mais de 100 registros sobre o território. Esse acervo imagético fará parte da cartografia social de projetos de pesquisas anteriores e pode subsidiar a elaboração do plano de manejo desses territórios.

As atividades presenciais do projeto estão temporariamente suspensas, mas, assim que possível, retornaremos às comunidades para realizar a oficina de organização de eventos. A ideia é que as exposições sejam itinerantes, em locais escolhidos pela própria comunidade.

Nota da editora: As fotos que ilustram este artigo fizeram parte da exposição virtual do IV Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica. As demais podem ser vistas na versão eletrônica desta edição.

__

Beatriz Aviz - Relações Públicas do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão do Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) e coordenadora do Projeto de Extensão Incursões fotoetnográficas na RESEX-Mar Mocapajuba, aprovado pelo edital PIBEX 2019 e ganhador do Prêmio Proex de Arte e Cultura 2020. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Jornal Beira do Rio (clique aqui)