Início > Notícias > Numa recebeu visita de estudantes da cidade de Tours, França

Numa recebeu visita de estudantes da cidade de Tours, França

Publicado: Sexta, 09 Março 2018 11:58 | Acessos: 2053

Um grupo de estudantes de Tours, França, visitou o projeto de aproveitamento de água da chuva do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) desenvolvido pelo Prof. Dr. Ronaldo Mendes.

A visita foi acompanhada pela Luana Coelho, diretora de projetos do Fab Lab Belém, pelo coordenador pedagógico da Aliança Francesa, Prof. Manoel Garcia responsável pela tradução simultânea, e pelos integrantes do projeto Amana Katu, Wilson Antônio e Noel Orlet.

Este grupo de alunos de Tours, especificamente, estuda a gestão das águas e veio daí o interessem em conhecer o projeto que originou o Amana Katu. Luana avalia a atividade como satisfatória, "fomos muito bem recebidos pelo Prof. Ronaldo. Ele explicou todo o contexto do problema de saneamento e acesso à água potável na região das ilhas, explicou o funcionamento do sistema, falou sobre a questão do desperdício de água também. Então, foi excelente!".

O Fab Lab tem parceria com o Time Enactus UFPA que desenvolve o projeto Amana Katu, em que o Prof. Ronaldo Mendes  figura como mentor.

Sobre o Amana Katu - O projeto tem como missão a universalização do acesso à água de qualidade na Amazônia, por meio de tecnologia sustentável, gerada a partir do empoderamento de comunidades. E objetiva comercializar sistemas de captação de água da chuva de baixo custo, direcionados à população refém da falta de acesso à água. Basicamente, o produto capta, trata e armazena a água da chuva para uso doméstico.

O projeto Amana Katu teve repercussão internacional, ficando entre os 10 projetos mais bem avaliados no prêmio Nestlé Creating Shared Value e o projeto campeão da maior competição universitária da região norte, o Inove +. Recentemente, o Amana Katu foi selecionado para participar do “Camp de Ecoinovação: Desafio Água”, competição organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela agência de meio ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento ocorrerá durante o Fórum Mundial da Água, em Brasília, de 19 a 21 de março.