Início > Notícias > Meio Ambiente foi tema de palestra ministrada para a terceira idade

Meio Ambiente foi tema de palestra ministrada para a terceira idade

Publicado: Sexta, 04 Dezembro 2015 09:22 | Acessos: 1344

Os idosos do projeto Uniterci da Universidade Federal do Pará (UFPA) receberam na terça, 01, a palestra do Diretor Geral do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA), Prof. Dr. Sergio Moraes, com o tema de Meio Ambiente. A experiência do acadêmico e a experiência de vida dos alunos, transformaram a atividade em uma grande troca de ensinamentos a cerca da Amazônia e das tradições culturais.

O bate-papo girou principalmente em torno dos conhecimentos tradicionais e da sua importância na sociedade e no meio científico ao longo da história. Além disso, os mitos da Amazônia também foram tema de debate, como parte da cultura e rotina de um povo. "Quando escutávamos de meio ambiente à algumas décadas atrás, ele significava somente a natureza, enquanto que o homem era a sociedade, estando ali para dominar essa natureza", explicou o professor Moraes. Segundo ele, o meio ambiente deve ser visto de maneira mais ampla. "Devemos olhar hoje o meio ambiente como uma totalidade, o ser humano faz parte da natureza. Temos que preserva-la para preservar a condição humana", complementou.

A aposentada Ana Maria Assunção, de 63 anos, foi uma das participantes da palestra e se animou com o tema. "Para mim, a palestra foi ótima! Eu aprendo cada vez mais coisas que ainda não sabia. Alguns pontos do que foi falado em termos do meio ambiente, eu já tinha ouvido falar, mas essas palestras vão me despertando mais a curiosidade para eu aprimorar meus conhecimentos em relação ao meio ambiente". Com a experiência, a idosa já faz planos para se inscrever novamente no próximo ano no projeto, para poder continuar participando e aprendendo com atividades como essa.

Uniterci - O Uniterci é um Programa de Extensão voltado para a terceira idade, com o objetivo de reinserir os idosos na comunidade por meio de ensinamentos gerais e socialização. O projeto já possui 21 anos, implantado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA, com a coordenação da Faculdade de Serviço Social.

Texto e foto: Fábia Sepêda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA