Início > Notícias > Núcleo ganha primeiro professor com nomeação de Titular

Núcleo ganha primeiro professor com nomeação de Titular

Publicado: Sexta, 18 Dezembro 2015 16:16 | Acessos: 2144

Professor Gilberto Rocha se torna o primeiro professor Titular do Núcleo de Meio Ambiente

O professor integrado ao Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA), Dr. Gilberto de Miranda Rocha, apresentou na manhã de ontem, 16, sua defesa pública para a progressão na carreira docente, para a classe de professor Titular. Como requisito de avaliação, o pesquisador apresentou um memorial, analisando e descrevendo detalhadamente toda a carreira profissional. A banca avaliadora foi formada pelos professores Wanderley Messias da Costa, da Universidade de São Paulo (USP); Pierre Teisserenc, da Paris 13, da França; Iran Abreu Mendes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e Tadeu Oliver Gonçalves, da UFPA, que presidiu a banca.

Foram 50 minutos de apresentação de memorial, seguidos por um debate e considerações da banca avaliadora. O candidato ao título já havia passado previamente por uma avaliação interna do Núcleo, onde recebeu aprovação para dar continuidade ao processo. O resultado saiu após uma reunião privada dos avaliadores, onde foi decidida a concessão da promoção ao professor Gilberto Rocha. Dessa maneira, o pesquisador passou a se tornar o primeiro professor Titular do Núcleo de Meio Ambiente.

Carreira acadêmica - Formado em Geografia pela UFPA, o professor Gilberto possui uma longa carreira acadêmica, com especializações a nível nacional e internacional, trabalhos, publicações e projetos que compõem o seu currículo. "É fundamental que se compreenda a minha trajetória acadêmica, não como uma perspectiva linear", explicou o professor durante a apresentação. Ainda segundo ele, isso se deve a longa carreira que já possui e as mudanças que presenciou durante esse período. "Eu mudei ao longo do tempo, já que a as minhas abordagens e compreensões estão muito motivadas com as transformações da sociedade e do mundo, apesar de algumas questões continuarem presentes", complementa.

O geógrafo acumula durante a carreira acadêmica cargos e projetos importantes. No ano de 2007, assumiu a direção do NUMA, onde permaneceu por dois mandatos. Foi durante sua gestão a construção da atual sede e a consolidação do Núcleo como Unidade Acadêmica, com corpo docente próprio. Agora, marca novamente a história do espaço com a recente nomeação, alavancando a importância do NUMA e beneficiando docentes e discentes.

Texto: Fábia Sepeda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA

Fotos: Fábia Sepeda e Ricardo Camacho