Início > Notícias > NUMA promove ciclo de palestra

NUMA promove ciclo de palestra

Publicado: Segunda, 14 Março 2016 10:42 | Acessos: 1506

O Laboratório Etnofarmácia do Núcleo de Meio Ambiente (LAEF/NUMA), em parceria com o Laboratório de Habilidades Farmacêuticas e o Laboratório de Fitoquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas UFPA, irá realizar no dia 17 de março o Ciclo de Palestras Natureza, Saúde e Cidadania. O evento, aberto ao púbico, será realizado no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (CEAMAZON), sediado no parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT/UFPA).

Palestrantes - O Professor Titular Dr. José Carlos Tavares Carvalho, da Universidade Federal do Amapá (Unifap) será um dos convidados. O Professor Tavares falará sobre a "Fitoterapia", uma opção terapêutica, milenar, em consolidação no Brasil. O outro convidado é o Professor Titular Dr. Leandro Machado Rocha, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O Professor Leandro irá falar sobre "Homeopatia", uma opção de tratamento que leva em consideração a pessoa e não a doença. Os dois palestrantes abordarão os temas sob a perspectiva histórica, cultural, técnica e da política pública.

LAEF - O Laboratório Etnofarmácia foi criado no ano 2009, com apoio da FAPESPA, e está sediado no NUMA, sendo o primeiro do Brasil a se dedicar, exclusivamente à etnofarmácia. O conceito refere à conciliação da fitoterapia popular com diferentes áreas da Ciência, delas, a mais próxima é a Ciência Farmacêutica.O laboratório desenvolve atividades que visam documentar e sistematizar saberes relacionados à utilização popular de recursos naturais no Estado, propondo o desenvolvimento de serviços e produtos em fitoterapia e, ainda, políticas públicas na interface natureza, saúde e cidadania.

Parceiros - O Laboratório de Fitoquímica foi um dos parceiros na elaboração do evento. Localizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas UFPA (FCF), atua na formação dos profissionais farmacêuticos oferecendo conteúdo sobre a análise química de fitoterápicos.

Serviço:

Ciclo de Palestras Natureza, Saúde e Cidadania

Local: CEAMAZON - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Pará

Data/Hora: 17 de março, de 14h às 16h

Mais informações: (91) 987476268 - Professor Wagner Barbosa