NUMA debate Gestão pública a partir de unidades de conservação
A gestão pública foi tema do ciclo de debates NUMA 25 anos, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 07. O debate, intitulado "Gestão Pública a partir da Unidades de Conservação: oportunidades de otimização", teve a participação do Diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação - Ideflor-bio, Wendel Andrade; o Professor Emérito da Universidad Paris 13 - França, Pierre Teisserenc; e o professor do NUMA/UFPA, Otávio do Canto.
Para dar início ao debate, o representante do Ideflot-bio, Wendel Andrade, pontuou o significado da Gestão Pública em unidades de conservação e sua importância. De acordo com ele “tudo deve ser feito procurando incentivar como a gestão pública pode ser melhor a partir de ideias criativas”. Wendel frisou ainda a importância de áreas de reservas naturais como método de captura de recursos. “As áreas de reserva chegam a captar 600 bilhões de dólares no mundo todo, somente com visitações públicas. Um valor que equivale ao PIB de um país, como a Argentina”, explicou.
Ciclo de Debates - Desde o início do ano, o NUMA vêm promovendo ciclos de debates em comemoração aos 25 anos do núcleo, completado no mês de abril de 2016. Os debates possuem sempre como pauta principal o Meio Ambiente. Já passaram pelo evento temas como "CONAMA e revisão de normas do licenciamento ambiental brasileiro: debates e conflitos" e "Tentativa de Impeachment, política e economia global: significados e rumos no Brasil contemporâneo". A expectativa é que todos os meses, até o final do ano, outros debates sejam promovidos.
Mídias Sociais