Início > Notícias > Professor do NUMA recebe nomeação de titular

Professor do NUMA recebe nomeação de titular

Publicado: Sexta, 19 Agosto 2016 10:39 | Acessos: 1306

Na última sexta-feira, 12, o professor do Núcleo do Meio Ambiente (NUMA/UFPA), Dr. Otávio do Canto, realizou sua defesa pública para a progressão na carreira docente para a classe de professor Titular. Na ocasião, a banca avaliadora foi composta pelos professores Eliana Ramos, que presidiu a banca, Maria Lúcia, Dr. João Tavares e Dr. Cícero Ferreira. Do Canto é o terceiro professor a receber o título dentro do Núcleo.

Formação acadêmica - Como requisito de avaliação, do Canto falou sobre a sua formação acadêmica, iniciada na cidade de Óbidos, onde nasceu. Em seu trajeto, acumulou experiência e resultados importantes, que lhe garantiram a conquista de professor titular. Seu mais recente estudo recebeu premiação nacional ano de 2015 pelo ANPAS, como a melhor tese de doutorado desse ano. A pesquisa irá ser re-lançada como livro, intitulado "Mineração na Amazônia: assimetria, território e conflito socioambiental".

Durante a apresentação, o pesquisador relatou que durante a adolescência não possuía muita perspectiva de futuro, quando na época precisava dividir os estudos com trabalho. Apesar disso, no ano de 1989, já morando na cidade de Belém, iniciou o curso de Filosofia na Universidade Federal do Pará. Entretanto, no mesmo ano, foi convidado para dar aulas, tornando-se professor de Geografia aos 19 anos de idade.  Na universidade, também trocou a filosofia pelo curso de Geografia.

A partir de então, Otávio do Canto acumulou especializações, mestrado e doutorado. Deu aula para 2.300 alunos do ensino fundamental e médio, além de 1.025 alunos de graduação. Foram 54 orientações concluída, entre graduação, mestrado e especialização; participou de 135 bancas de defesas de trabalho em diferentes níveis; 34 trabalhos publicados; 33 trabalhos apresentados e publicados em eventos; além de outros números importantes para o desenvolvimento do meio acadêmico.

Texto: Fábia Sepêda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA

Foto: Hemerson Silva