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Projetos de Extensão

Publicado: Sexta, 06 Março 2020 14:18 | Acessos: 9135
Construção da Unidade de Aprendizagem Sociotécnica de Inovação Agroecológica- UASTIA

Coordenação: Aquiles Vasconcelos Simões

Vigência: 2019 - Atual

Resumo

Fomentar um espaço pedagógico de intercâmbio e formação entre agricultores, discentes, extensionistas e pesquisadores. Promover a agricultura orgânica e discutir a agricultura urbana em consonância com os objetivos do desenvolvimento sustentável..

 

Especialização em Extensão, Inovação Socioambiental e Desenvolvimento de Sistemas Agroalimentares

Coordenação: Aquiles Vasconcelos Simões

Vigência: 2018 - Atual

Resumo

Descrição: Consiste em formar profissionais para atuar como agentes de intervenção social com base no paradigma do desenvolvimento socioagroambiental. O projeto abrange ações de extensão junto as comunidades rurais a partir das experiências concretas dos camponeses que se traduzam pela produção sustentável em bases agroecológicas.

 

NEA GEDAF: Teias de Inovação Agroecológica e Desenvolvimento de Sistemas Agroalimentares

Coordenação: Aquiles Vasconcelos Simões

Vigência: 2017- Atual

Resumo

A criação do NEA GEDAF (Grupo de Estudos sobre a Diversidade da Agricultura Familiar) privilegiará a construção de Teias de Inovação Agroecológica e o Desenvolvimento de Sistemas Agroalimentares a partir do estudo de experiências promissoras e intercâmbios entre os agricultores familiares. A formação de agentes de intervenção social (AGIS) visando o desenvolvimento de sistemas de produção agroecológicos e a inserção da produção no mercado baseada em circuitos curtos de comercialização é o grande desafio do NEA GEDAF, além do estímulo à da segurança alimentar e nutricional a partir da produção orgânica e agroecológica. A proposta leva em conta a formação dos filhos dos agricultores com base no paradigma da agroecologia e a participação das mulheres na construção de tecnologias apropriadas para a agricultura familiar. A proposta está articulada em torno de quatro eixos: 1) Estudo e sistematização das inovações agroecológicas; 2) Teias de aprendizagens sociotécnicas das inovações agroecológicas; 3) Formação de agentes de intervenção social; 4) Apoio à construção de mercados agroecológicos, economia solidária e segurança alimentar e nutricional.

 

Programa Amazônia em Questão: Meio Ambiente e Comunicação Comunitária

Coordenação: André Luís Assunção de Farias

Vigência: 2019- Atual

Resumo

O Programa de Extensão Amazônia em Questão é executado pelo Grupo de Pesquisa Avaliação Ambiental de Grandes Projetos Na Amazônia - GAAGPAM, vinculado ao Núcleo de Meio Ambiente da UFPA, sob a coordenação do Prof. Dr. André Farias. Sua relevância está em constituir-se num instrumento integrador de ensino, pesquisa e extensão, bem como fomentador de uma consciência ecológica crítica capaz de capaz de construir conhecimentos interdisciplinares, habilidades, competências, atitudes e valores sociais individuais e coletivos em prol de um meio ambiente sustentável. O objetivo geral é ampliar a comunicação e o debate da Questão Ambiental sobre a Amazônia, colaborando para (in)formar o público por meio de um esforço interdisciplinar, interinstitucional e comunitário. Para tanto, o Programa estrutura-se em três projetos principais, são eles: 1: Programa de Rádio Amazônia em Questão, com entrevista de discentes, docentes da UFPA, de outras Instituições de Ensino Superior e Educação Básica, assim como ativistas sociais, o que aumenta sua relevância social ao envolver o público é interinstitucional, além dos sujeitos coletivos. 2: Projeto Amazônia em Questão na Escola, onde ocorre a interação entre discentes e docentes de nível superior com discentes e docentes do ensino médio, promovendo o compartilhamento de conhecimentos, de um lado e incentivado o acesso ao nível superior, tendo grande impacto na formação do estudante.3: Projeto Amazônia em Questão na Comunidade, com seminários e debates presenciais nas escolas de Ensino Médio. Estas ações têm como público alvo alunos e professores da educação básica e do ensino superior e a comunidade em geral, cujos meios metodológicos norteadores são as abordagens teórico-metodológicas da Ecologia Política e da Justiça Ambiental.

 

Incursões fotoetnográficas na RESEX-Mar Mocapajuba, São Caetano de Odivelas – PA: olhares de perto e de dentro, olhares de fora e de longe

Coordenação: Larissa Beatriz da Silva Aviz

Vigência: 2019-Atual

Resumo

Este projeto objetiva realizar incursões fotoetnográficas nas comunidades da RESEX-Mar de Mocapajuba em São Caetano de Odivelas (PA), a fim de registrar, através de múltiplos olhares e lentes, o cotidiano dos moradores, suas relações socioculturais, seus saberes e fazeres. Busca-se, ainda, retratar as relações existentes entre natureza e cultura dessas comunidades no sentido de destacar o olhar delas sobre si mesmas e dar visibilidade à importância dessas populações na defesa de seus territórios e seus meios de subsistência.

Para isso serão realizadas 2 oficinas, “fotoetnografia e aspectos iniciais de audiovisual”; e “curadoria comunitária e exposição fotográfica”, em 4 comunidades da RESEX. A produção imagética resultante das incursões fotoetnográficas farão parte da cartografia social de projetos de pesquisa anteriores que subsidiarão a elaboração do plano de manejo desses territórios, aqui, observa-se a relação dialógica entre ensino, pesquisa e extensão. Além disso, os produtos gerados com as oficinas farão parte de 7 exposições fotográficas com audiovisual: 4 nas comunidades da RESEX (área rural) onde a própria comunidade organizará através dos conhecimentos adquiridos nas oficinas, 1 na prefeitura de São Caetano de Odivelas (área urbana), 1 no Núcleo de Meio Ambiente - NUMA (durante a Semana do Meio Ambiente) e 1 na UFPA. Esta proposta tem como foco proporcionar a atuação das comunidades enquanto atores sociais protagonistas, pois após as oficinas, a captação e seleção das imagens, construção dos roteiros dos vídeos, organização das exposições serão momentos em que a comunidade tomará as decisões e agirá de forma coletiva e compartilhada. Destaca-se a interdisciplinaridade da equipe do ponto de vista de formação e atuação, além da metodologia de teoria e prática das oficinas que possibilita à comunidade colocar em prática as técnicas apreendidas e a produção de seus próprios produtos, frutos da aprendizagem. Assim, este projeto será uma ferramenta para a mudança social que possibilitará uma produção artística carregada de sentido social e proporcionará aos moradores o sentimento de pertença e empoderamento, atributos necessários para a defesa de seus territórios, dos recursos naturais e modos de vida.

 

Cartografias Culturais: uma construção colaborativa das manifestações culturais nas comunidades do município de Soure-Marajó

Coordenação: Natália Alencar Figueiredo

Vigência: 2019- Atual

Resumo

Entendendo a importância das manifestações culturais locais para o desenvolvimento de políticas culturais, este projeto prevê a construção participativa de um mapa cultural da região de Soure e entornos, bem como um documentário, como contribuição à pesquisa e elaboração de indicadores culturais, através de um estudo que originará um mapa das manifestações culturais locais a partir do olhar das comunidades a fim de fomentar investimentos de fomento, prática e salvaguarda do patrimônio cultural local, contando com o apoio institucional do Núcleo de Meio Ambiente - NUMA - e suas subunidades (Laboratório de Análise Ambiental e Representação Cartográfica - LARC - e Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia - PPGEDAM, ICMbio, como também com o Campus de Soure da UFPA e Secretaria de Cultural Local e Estadual. O projeto ainda prevê uma oficina de captação de recursos aos representantes culturais das comunidades de Soure. Para finalizar, o encerramento será a entrega do produto e lançamento do documentário em um evento com o apoio institucional da UFPA - Campus de Soure

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