NUMA/UFPA realizou Conferência Livre sobre Gestão Ambiental em Zonas de Consolidação de Atividades Produtivas

O Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) promoveu, no dia 24 de janeiro de 2025, a conferência livre "Gestão ambiental em zonas de consolidação de atividades produtivas". O evento teve como objetivo principal incentivar a participação da comunidade acadêmica na formulação de propostas para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA).
A conferência focou no enfrentamento da emergência climática, buscando soluções para mitigar os impactos ambientais negativos em áreas de reserva legal (RL) e de preservação permanente (APP), bem como em zonas de consolidação e expansão de atividades produtivas, áreas de recuperação e áreas alteradas no estado do Pará.
A zona de consolidação da atividade produtiva no Pará, definida pelo macrozoneamento de 2005, busca a conformidade ambiental das atividades agropecuárias, de mineração e de infraestrutura urbana. Nesse contexto, o NUMA, por meio de seus grupos de pesquisa e do Laboratório de Análise Ambiental e Representação Cartográfica (LARC), propôs a discussão sobre a gestão ambiental nessas áreas.
A conferência abordou os seguintes eixos temáticos:
- Mitigação (redução da emissão de gases de efeito estufa)
- Adaptação e preparação para desastres (prevenção de riscos e redução de perdas e danos)
- Justiça Climática (superação das desigualdades)
- Transformação Ecológica (descarbonização da economia com maior inclusão social)
- Governança e Educação Ambiental (participação e controle social)
Ao todo, o evento contou com 41 participantes, sendo estes, professores, discentes do mestrado, doutorado, da especialização e bolsistas de iniciação científica. Na ocasião, estiveram presentes também a Diretora Adjunta do NUMA, Prof. Socorro Flores, Coordenador do PPGEDAM, Prof. Christian Nunes e a Vice Coordenadora do PROFIMA, Prof. Rosana Maneschy.
Durante a conferência, foram apresentadas palestras sobre os eixos temáticos, seguidas de discussões em grupo para a elaboração de propostas. Ao final do evento, as propostas foram apresentadas e votadas pelos participantes. A candidata mais votada, Waldilene Garcia, doutoranda do PPGEDAM, foi eleita delegada para representar o NUMA na 5ª CNMA.
A conferência livre representou um importante espaço de diálogo e construção de propostas para o enfrentamento da emergência climática no Pará. As propostas elaboradas durante o evento serão levadas para a 5ª CNMA, onde poderão contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficazes e justas para a gestão ambiental no Brasil.
Mídias Sociais