Início > Categorias > Institucional > Projeto MADAM

Projeto MADAM

Publicado: Quarta, 08 Novembro 2017 13:17 | Acessos: 6446

O Programa "Dinâmica e Recomendações para Manejo em Áreas de Manguezais de Bragança – Pará” (Mangrove Dynamics and Management - MADAM) foi um programa de cooperação científica entre Brasil e Alemanha, que visava o estudo do manejo e da dinâmica dos manguezais do litoral norte do Brasil, a formação de recursos humanos, assim como o intercâmbio de informações, experiências e publicações científicas. Seus estudos foram realizados no município de Bragança no Pará, abrangendo 4 grupos temáticos: Funcionalidade, produtividade e sazonalidade de sistemas de manguezais; Dinâmica de recursos pesqueiros do sistema estatuário do Rio Caeté, uma análise multidisciplinar; Análise sinóptica de estrutura de superfície; e Sistemas de apoio de decisões. Este programa foi o embrião do surgimento da institucionalização de um novo instituto na UFPA, especificamente do Instituto de Estudos Costeiros - IECOS.