Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > Reunião do Grupo de Pesquisa, GPSA- Amazônias
Início do conteúdo da página

Reunião do Grupo de Pesquisa, GPSA- Amazônias

Publicado: Segunda, 29 Janeiro 2024 13:35 | Acessos: 432
imagem sem descrição.

Na sexta-feira, dia 26 de janeiro, aconteceu a primeira reunião de 2024 do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA- Amazônias). Na reunião estiveram presentes os professores Otávio do Canto e Norbert Fenzl, líderes do GPSA- Amazônias, além do professor Wagner Barbosa e os bolsistas do grupo de pesquisa.

Foram tratados assuntos referentes ao planejamento financeiro e as próximas atividades previstas a curto e longo prazo referentes aos projetos “Indicadores geográficos de riscos de impacto climático na zona costeira urbana paraense” e “Desenvolvimento de Indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas, na zona costeira do estado do Pará”, liderados respectivamente pelos professores Otávio do Canto e Norbert Fenzl. Ambos os projetos são apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM).

Entre as atividades para o primeiro semestre de 2024 estão previstas viagens de campo para a realização de oficinas no Marajó e verificação da erosão do solo em Joanes. O grupo pretende concluir o Indicador de erosão costeira este ano.

Foram também levantados os andamentos das pesquisas relacionadas aos demais indicadores: Indicador de poluição costeira, indicador de eventos climáticos extremos e indicador de alterações dos manguezais, sendo que este último conta com o apoio do professor Wagner Barbosa na conclusão do indicador.

O grupo concluiu que será necessário fazer novas viagens de campo a alguns dos municípios para concluir os demais indicadores e também realizará reuniões para tratar exclusivamente de cada um indicador ao longo do ano.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 0

Yesterday 146

Week 1059

Month 6748

All 241536

Currently are 9 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions