Início > Notícias > PARTICIPAÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA SOCIEDADE-AMBIENTE DAS AMAZÔNIAS (GPSA-AMAZÔNIAS) no II COAM

Publicado: Segunda, 18 Setembro 2023 09:35 | Acessos: 356

O II Congresso Amazônias: ambientes, territórios e desenvolvimento (COAM) foi realizado entre os dias 4 e 6 de setembro e contou com a participação de membros do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias).

No dia 04, houve apresentação do artigo intitulado "O desafio de aliar proteção ambiental desenvolvimento local no litoral paraense: reflexões sobre conflitos socioambientais e território em Marapanim-PA-Amazônia-Brasil" sob autoria de: Márcia Santos, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará; Evelyn Souza, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará (PPGCA/UEPA); Herbert Peixoto, mestre em Oceanografia pelo Programa de Pós Graduação em Oceanografia (PPGOC/UFPA); e dos professores Norbert Fenzl e Otávio do Canto, ambos docentes do PPGEDAM.

Ainda no mesmo dia, houve a apresentação do “Relato de experiência sobre a elaboração da Cartografia Participativa da Área de Preservação Permanente de Marapanim”, sob autoria de Louise Silva, mestranda do PPGEDAM; Maria do Socorro Flores; Wagner Barbosa; e Otávio do Canto, ambos docentes do PPGEDAM.

No dia 05, pela manhã houve a mesa “Conflitos socioambientais e ordenamento territorial no contexto das mudanças ambientais e climáticas na Zona Costeira do Estado do Pará”, com a participação do Prof. Marcelo Moreno, diretor da Diretoria de Licenciamento Ambiental (DLA) vinculada à Secretaria Adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental (SAGRA) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (SEMAS-PA); Prof. Dr. Otávio do Canto, docente do PPGEDAM/NUMA/UFPA; Prof. François Laurent, docente da Universidade de Le Mans; e Willian Fernandes, atual coordenador regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e doutorando do PPGEDAM.

À tarde, foi apresentado o artigo “Educação ambiental como instrumento para empoderamento social: estudo de caso na comunidade de Caripi-Cametá/PA”, sob autoria de: Waldilene Garcia, doutoranda do PPGEDAM; e dos professores Norbert Fenzl, André Cutrim Carvalho e Rodolpho Bastos, ambos docentes do PPGEDAM.

O GPSA-Amazônias também apresentou um relato de experiência intitulado "Vivência na comunidade do Acuí, no município de Barcarena, Estado do Pará, Brasil" dos autores: Ana Amélia de Araújo Maciel e Waldilene Garcia, doutorandas do PPGEDAM; e dos professores Norbert Fenzl, Rodolpho Bastos e Maria do Socorro Flores, docentes do PPGEDAM.

E ainda, houve a mesa “Mudanças climáticas: Ciência, mídia de massa e suas implicações na Zona Costeira Amazônia-Caribe”, com falas do Prof. Dr. Norbert Fenzl; Prof. Dr. José Martinelli, docente do Instituto de Geociências da UFPA; Tamara Flores, doutoranda do PPGEDAM; e Profa. Dra. Lise Tupiassu, docente do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA).

Todas as pesquisas apresentadas, bem como as mesas, estão relacionadas aos projetos “Indicadores geográficos de risco de impacto climático na zona costeira urbana paraense”, que vem sendo executado desde 2021 sob coordenação do Prof. Dr. Otávio do Canto; e “Desenvolvimento de Indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas, na zona costeira do estado do Pará”, que começou a ser desenvolvido em 2023, sob a coordenação do Prof. Dr. Norbert Fenzl. Ambos os projetos vêm sendo realizados com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).