Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > Seminário Grandes Projetos e Saúde Ambiental na Região Metropolitana de Belém
Início do conteúdo da página

Seminário Grandes Projetos e Saúde Ambiental na Região Metropolitana de Belém

Publicado: Sexta, 07 Julho 2023 18:00 | Acessos: 371
imagem sem descrição.

Nos dias 6 e 7 de julho, no auditório do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA, ocorreu o Seminário "Grandes Projetos e Saúde Ambiental na Região Metropolitana de Belém- RMB". O evento mostrou de forma crítica os riscos, danos e conflitos socioambientais produzidos pelos Grandes Projetos relacionados à dimensão da saúde ambiental, na Região Metropolitana de Belém.

O Seminário foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Grandes Projetos na Amazônia do NUMA, liderado pelo professor André Farias. Estiveram presentes na mesa de abertura: o professor André Farias (Líder do Grupo de Pesquisa GPA/NUMA/UFPA); a professora Isis Abel (Coordenadora da linha de pesquisa Saúde Ambiental -GPA/UFPA); professor Gilberto Rocha (Diretor do NUMA/UFPA); professor Cristhian Nunes (coordenador do PPGEDAM/NUMA); José Ricardo Custódio de Melo Júnior (Procurador do MPF) e Carla Fernandes Figueiredo - Diretora Técnica/SESPA.

Segundo o professor André Farias, uma das dimensões tratadas nesses dois dias foi " Compreender que os grandes projetos têm uma dinâmica regional e têm impacto nas áreas rurais e ribeirinhas, mas também têm uma relação muito grande com a cidade".

O primeiro dia do evento foi marcado pela presença dos movimentos sociais, sindicatos, comunidades e organizações não governamentais, onde apresentaram um panorama dos agravos e perturbações dos grandes projetos sobre a saúde ambiental, conforme destacado nas falas dos representantes: racismo ambiental, desterritorialização, contaminação dos recursos hídricos, poluição atmosférica, danos à fauna (peixes, aves), à flora (perda de arborização e espécies frutíferas), alagamentos, criminalização dos movimentos sociais, violências e adoecimento das comunidades no entorno e dos trabalhadores das próprias empresas.

Durante o evento também houve a entrega de dissertações às lideranças. A dissertação da Diana Dias "Conflitos socioambientais e resíduos sólidos na Amazônia: aterro sanitário de Marituba-RMB/PA, quilombolas do Abacatal” foi entregue à Vanuza liderança do quilombo do Abacatal e ao Junior Vera Cruz líder do movimento fora lixão de Marituba. Enquanto a dissertação de Larissa Mourão "Identificação espacial dos impactos socioambientais de macrodrenagem urbana na Amazônia: o caso da Bacia da Estrada Nova, Belém/PA." Foi entregue ao João Lima Barbosa da Associação do Porto da Palha.

O segundo dia abordou as pesquisas realizadas no âmbito do GPA e da UFPA estabelecendo diálogos com os movimentos sociais as instituições do governo. Ressalta-se que um dos produtos do seminário será a elaboração de uma cartilha para prevenção de riscos à saúde ambiental, feita em colaboração com os movimentos sociais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 40

Yesterday 3

Week 40

Month 6792

All 241580

Currently are 16 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions