Início > Notícias > Projeto apoiado pela Fapespa com parceria em Programa Internacional para Cidades Sustentáveis: 'Água, cooperação e desenvolvimento'

Publicado: Quarta, 04 Mai 2022 16:34 | Acessos: 478

O projeto coordenado pelo professor e pesquisador Gilberto de Miranda Rocha, com participação dos professores Mário Vasconcelos e Ronaldo Mendes, membros do Núcleo de Meio Ambiente — NUMA da UFPA, teve a perspectiva de convergir: ciência, tecnologia e escassez local. Propondo elaborar técnicas inovadoras ao acesso e uso sustentável da água, com foco nas populações e comunidades em situações de vulnerabilidade social, desenvolvendo o molde de cidades sustentáveis.

A elaboração teve como pilar principal a cooperação ‘Água social’, um programa que coopera pesquisas e conhecimentos integrando Brasil e Europa, promovendo o conhecimento das questões relacionadas a inovação social, especialmente com foco na Amazônia e seus recursos hídricos o qual possui alta relevância global, mediante a questões de mudanças climáticas, energia e inovação tecnológica. O programa foi aprovado pela comissão europeia, em conjunto com a Universidade Metropolitana de Leeds (UK), a Universidade Autônoma de Barcelona (ES), a Universidade Federal do Pará — UFPA (BR) e a Universidade do Estado do Amazonas — UEA (BR) e com o apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudo e Pesquisas — FAPESPA.

Entre as ações do projeto foram realizados diálogos e conscientizações, oficinas participativas com comunidades locais (entre elas as comunidades ribeirinhas locais) no objetivo de enfatizar a abordagem participativa na governança da água. E como resultado, foi desenvolvido um livro digital (E-book) com informações e dados dos estudos em campo, disponível para todo o público e de fácil acesso. Desenvolvendo e contribuindo com novas informações em literatura, e servindo como auxiliador para tomada de decisões para políticas públicas relacionadas ao tema.

O livro

O livro (E-book) ‘’Água, cooperação e desenvolvimento’’, aborda a problemática, os questionamentos, as metodologias aplicadas, técnicas adotadas e dados obtidos pelas pesquisas relacionadas a água. Ilustra o paradoxo da coexistência entre a abundância de recursos, especialmente água, e a pobreza na Amazônia. Fator crucial e ponto de partida para a elaboração do projeto.

Para acessar e baixar o E-book ‘’Água, cooperação e desenvolvimento’’ gratuitamente, clique no link: https://numa.ufpa.br/index.php/livros/item/download/103_4ca0844e5cd0b2c31c72114416ca5b77

Segunda fase do Projeto

O projeto, nesse ano de 2022, entrará em uma nova fase onde retomará a ideia inicial, visando às cidades sustentáveis para a água na Amazônia.

Com pesquisas focadas na zona costeira do estado do Pará, o programa deve ampliar e aprofundar o conhecimento técnico e científico sobre sustentabilidade urbana em relações às águas, tomando como referência as políticas e ações públicas locais de adaptação e mitigação aos efeitos das mudanças climáticas sobre as cidades, em respeito a inundações, como ao acesso à água. Espera-se a conclusão deste até 2023.

Texto: Myckael Portugal
Fonte: Fapespa