Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > Enrique Leff fará a aula magna do PPGEDAM
Início do conteúdo da página

Enrique Leff fará a aula magna do PPGEDAM

Publicado: Quarta, 02 Março 2022 20:04 | Acessos: 1420
imagem sem descrição.

O pesquisador Enrique Leff Zimmerman fará a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) no dia 24 de março, às 19h, pelo Youtube do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA. O pesquisador abordará a temática Racionalidade ambiental e Amazônia: contradições e alternativas.
O PPGEDAM, neste ano, selecionou 15 mestrandos e 15 doutorandos que farão parte das duas linhas de pesquisa do programa: Gestão Ambiental e Uso e Aproveitamento dos Recurso Naturais. Para essa nova turma e demais participantes a expertise do pesquisador será fundamental para “ampliar a compreensão da interdisciplinaridade, racionalidade ambiental e diálogo de saberes, imprescindíveis na formação científica, crítica e propositiva de sujeitos, corresponsáveis num outro processo de desenvolvimento sustentável, solidário e democrático da Amazônia”, ressalta o professor do PPGEDAM, André Farias. Enrique Leff é sociólogo e filósofo, cientista social e humanista e um dos principais autores da teoria e práxis do ambientalismo crítico no México e em nível internacional.
As inscrições para assistir a aula podem ser feitas pelo formulário: Inscrição. A organização do evento fará emissão de certificados aos participantes que assinarem a lista de presença que será disponibilizada ao longo da aula. Os interessados podem ativar o lembrete no canal do NUMA para receber uma notificação no início da aula (Canal do NUMA no Youtube)
O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Avaliação Ambiental de Grandes Projetos na Amazônia, PPGEDAM, NUMA e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) e Universidad Nacional Autónoma do México (UNAM)

Trajetória de Enrique Leff Zimmerman - Doutorado em Economia do Desenvolvimento, Université Paris-Sorbonne, Paris, França (1975) e Doutorado em Filosofia da Ciência, UNAM (2017). Pesquisador Sênior do Instituto de Pesquisas Sociais e Professor da Divisão de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da UNAM. Foi Coordenador da Rede de Capacitação Ambiental para América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1986-2008); Coordenador do Escritório do PNUMA no México (2007-2008).

Principais temáticas:
Filosofia e Epistemologia Ambiental, Economia Ecológica, Sociologia Ambiental, Ecologia Política e Educação Ambiental.

Premiações:
Pesquisador Emérito do Sistema Nacional de Pesquisadores do México.

Prêmio Nacional de Pesquisa Socio-Humanística, Universidade Autônoma de San Luis Potosí, México, 2015.

Doutorado Honorário, Universidade Autônoma do Estado do México, México, 2016

Prêmio Universitário Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais, UNAM, México, 2016.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 3

Yesterday 1

Week 1063

Month 6752

All 241540

Currently are 20 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions