Início > Notícias > Enrique Leff fará a aula magna do PPGEDAM

Enrique Leff fará a aula magna do PPGEDAM

Publicado: Quarta, 02 Março 2022 20:04 | Acessos: 1420

O pesquisador Enrique Leff Zimmerman fará a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) no dia 24 de março, às 19h, pelo Youtube do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA. O pesquisador abordará a temática Racionalidade ambiental e Amazônia: contradições e alternativas.
O PPGEDAM, neste ano, selecionou 15 mestrandos e 15 doutorandos que farão parte das duas linhas de pesquisa do programa: Gestão Ambiental e Uso e Aproveitamento dos Recurso Naturais. Para essa nova turma e demais participantes a expertise do pesquisador será fundamental para “ampliar a compreensão da interdisciplinaridade, racionalidade ambiental e diálogo de saberes, imprescindíveis na formação científica, crítica e propositiva de sujeitos, corresponsáveis num outro processo de desenvolvimento sustentável, solidário e democrático da Amazônia”, ressalta o professor do PPGEDAM, André Farias. Enrique Leff é sociólogo e filósofo, cientista social e humanista e um dos principais autores da teoria e práxis do ambientalismo crítico no México e em nível internacional.
As inscrições para assistir a aula podem ser feitas pelo formulário: Inscrição. A organização do evento fará emissão de certificados aos participantes que assinarem a lista de presença que será disponibilizada ao longo da aula. Os interessados podem ativar o lembrete no canal do NUMA para receber uma notificação no início da aula (Canal do NUMA no Youtube)
O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Avaliação Ambiental de Grandes Projetos na Amazônia, PPGEDAM, NUMA e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) e Universidad Nacional Autónoma do México (UNAM)

Trajetória de Enrique Leff Zimmerman - Doutorado em Economia do Desenvolvimento, Université Paris-Sorbonne, Paris, França (1975) e Doutorado em Filosofia da Ciência, UNAM (2017). Pesquisador Sênior do Instituto de Pesquisas Sociais e Professor da Divisão de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da UNAM. Foi Coordenador da Rede de Capacitação Ambiental para América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1986-2008); Coordenador do Escritório do PNUMA no México (2007-2008).

Principais temáticas:
Filosofia e Epistemologia Ambiental, Economia Ecológica, Sociologia Ambiental, Ecologia Política e Educação Ambiental.

Premiações:
Pesquisador Emérito do Sistema Nacional de Pesquisadores do México.

Prêmio Nacional de Pesquisa Socio-Humanística, Universidade Autônoma de San Luis Potosí, México, 2015.

Doutorado Honorário, Universidade Autônoma do Estado do México, México, 2016

Prêmio Universitário Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais, UNAM, México, 2016.