Profima

PROFIMA

O Programa de Formação Interdisciplinar de Meio Ambiente (PROFIMA) do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) criado em 1992, com cursos de pós-graduação lato sensu, tem como finalidade a formação de profissionais ao nível de especialização para atuação em diferentes áreas do conhecimento, particularmente naqueles relacionados ao meio ambiente e o uso racional e responsável dos recursos naturais. Desde a sua criação, houve a formação de 968 especialistas com uma média anual de 51 profissionais qualificados em todos os cursos ofertados. Os cursos ofertados pelo Programa levaram a elaboração e defesa de 44 monografias por ano, em média, tendo alcançado o número total de 842 monografias desde 1992.

Implantado em 1992, com cursos de pós-graduação lato sensu, o PROFIMA tem sido realizado em módulos: básico, intermediário e específico.

O PROFIMA apresenta cursos de especialização em áreas como Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Ecoturismo, Direito Ambiental, Gestão em Sistemas de Saneamento etc., tendo os cursos como objetivo estabelecido no art. 2° do Regulamento do PROFIMA: adequar a formação de profissionais numa perspectiva multi e interdisciplinar, para a construção de um novo paradigma capaz de responder à demanda teórico-prática de diferentes áreas do conhecimento face aos problemas que, progressivamente, comprometem a qualidade de vida e a relação equilibrada entre o homem e o meio ambiente.

O PROFIMA se propõe formar profissionais voltados à compreensão aprofundada sobre a realidade pan-amazônica, a partir da interdisciplinaridade, inovadora e crítica, apoiada em sólida e contínua discussão metodológica.

 

Cursos com Inscrições Abertas.
Cursos em Andamento.

 

 

Rua Augusto Corrêa, 01 - Guamá. CEP 66075-110 - Campus Profissional
Fone: (91) 3201 - 7384, E-mail: sca@ufpa.br

 

Número de visitantes: