Início > Notícias > Glossário sobre a temática dos açaizais é o produto da dissertação de mestrado da aluna do PPGEDAM

Publicado: Sexta, 27 Novembro 2020 17:30 | Acessos: 396

Tu sabias que existem 4 tipos de açaí? E que quando o cacho é bem grande, chamado de cacharrão, ele enche uma rasa de paneiro inteira? Essas e outras informações fazem parte do Glossário desenvolvido pela discente Antônia Negrão do Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia.

O glossário ilustrado reúne as variações linguísticas, identificadas na linguagem coloquial utilizada pelos ribeirinhos das Ilhas de Abaetetuba, apresenta utensílios e as plantas necessárias à confecção dos artefatos utilizados desde a coleta até a extração do açaí, demonstrando a importância biocultural de diferentes espécies para os ribeirinhos. A temporalidade da atividade desde a floração até a coleta e a localização do recurso natural são itens que também compõe o glossário.

Antônia Negrão, moradora e professora da Rede Municipal do município de Abaetetuba, explica que o trabalho foi fundamental para o seu aprendizado, "a partir dele tiver a oportunidade de aprender mais sobre os saberes de nossos ribeirinhos das ilhas de Abaetetuba. Vou usar o glossário nas escolas onde eu trabalho, com os meus alunos".

O glossário é um produto resultante da dissertação de mestrado da Antônia Negrão e tem como objetivo contribuir para o diálogo de saberes entre os agentes de assistência técnica e os ribeirinhos. O trabalho foi orientado pela professora Rosana Quaresma Maneschy e a co-orientação de Wagner Luiz Ramos Barbosa.
O Glossário de Expressões Regionais, Plantas e Utensílios Relacionados ao Manejo de Açaizais Utilizados por Ribeirinhos nas Ilhas de Abaetetuba - PA está disponível no site do NUMA para download gratuito no link: https://numa.ufpa.br/index.php/livros/item/99-negrao-glossario-abaetetuba.

A dissertação completa de Antônia Negrão está disponível no Repositório da UFPA (clique aqui).