Início > Notícias > VI Colóquio Franco Brasileiro: "Desafios sociopolíticos da gestão da água e governança territorial" (UFPA | Université Paris 13)

Publicado: Terça, 08 Outubro 2019 11:43 | Acessos: 1362

O VI Colóquio Franco Brasileiro será nos dias 29 a 31 de outubro de 2019, no Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará. A iniciativa irá compartilhar e discutir resultados da experiência, iniciada em abril de 2017, sob a perspectiva socioterritorial e política da água.

A experiência  faz parte das atividades do projeto de pesquisa "Desafios sociopolíticos da gestão da água e governança territorial" (MCTI/CNPq) construído a partir de eixos organizadores de sócio-sistemas que envolvem ilhas, margens, fluxos interrompidos e lagos artificiais.

Considerando uma abordagem sociopolítica, os resultados mostram que os territórios pesquisados tem  dinâmicas marcadas por eventos resultantes de uma vontade política relacionada à questão da água e por uma mobilização dos atores locais.O que leva cada território a adotar uma nova visão do seu futuro pela perspectiva desses mesmos atores, da implementação de novas estratégias sobre o ordenamento e ao desenvolvimento de seus territórios.

A articulação da ação pública com o território e o meio ambiente são a base para que esses pesquisadores, brasileiros e franceses, se reúnam durante o evento, para contribuir com a cooperação internacional, viva, há mais de uma década. A articulação é nutrida com a formação interdisciplinar, a produção e divulgação de conhecimentos com foco principal na Amazônia.

O evento, apoiado pelo PAEP/CAPES e PAEV/UFPA, é uma realização da Universidade Federal do Pará, por meio do Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, em cooperação com a Universidade Paris 13 (Sorbonne – Paris – Cité). A iniciativa conta ainda com o apoio do Núcleo Ação Pública, Território e Ambiente (ACTA) e do Grupo de Pesquisa Gestão de Territórios na Amazônia (GESTAM). Inscrições podem ser feitas no dia e local do evento.

Serviço:

VI Colóquio Franco Brasileiro “Desafios sociopolíticos da gestão da água e governança territorial”.

Data: 29 a 31 de outubro de 2019

Local: Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA)

Programação: (Aqui)

Informações: www.numa.ufpa.br