Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > Aluno do PPGEDAM cria plataforma de participação da sociedade na atualização do Plano Diretor de Belém
Início do conteúdo da página

Aluno do PPGEDAM cria plataforma de participação da sociedade na atualização do Plano Diretor de Belém

Publicado: Quinta, 05 Setembro 2019 15:48 | Acessos: 48
imagem sem descrição.

A Plataforma Participe! é uma ferramenta de edição colaborativa que facilitará o processo de revisão do Plano Diretor de Belém (PA), Lei Municipal n. 8.655/2008, instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, que deve ser atualizado, pelo menos, a cada dez anos, conforme determina o Estatuto da Cidade.

O Portal Participe! é o produto da pesquisa que vem sendo desenvolvida, desde março de 2018, pelo discente Eduardo de Morais Corrêa, sob orientação do professor Mário Vasconcellos Sobrinho, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), curso profissional promovido pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

“Belém vive um momento ímpar, no qual, pela primeira vez, a população pode fazer parte da tomada de decisão sobre o planejamento e a gestão do espaço urbano. Há previsão de audiências públicas a serem realizadas nos distritos administrativos de Belém, porém nem todos têm condição de participar. A ferramenta busca ser mais um mecanismo de participação da sociedade, justamente na tentativa de ampliar as possibilidades de todos se envolverem. Um dos pontos positivos de sua utilização é ser atemporal, ou seja, não precisar ser realizada exatamente no momento da audiência, no momento da discussão”, afirma Eduardo.

A ferramenta, inclusiva e independente, foi apresentada à Câmara em novembro de 2018, logo na concepção. Ela funciona tanto como instrumento metodológico, ao coletar contribuições dos usuários cadastrados para serem analisadas e encaminhadas ao Poder Público, quanto cumpre o requisito obrigatório dos Programas de Mestrado Profissional, funcionando como a aplicação prática da pesquisa.

Como funciona - O acesso e o uso das suas ferramentas são abertos à população. Para contribuir, é bem simples: você faz o cadastro no site e vai gerar um link, que será enviado ao seu e-mail para que sua conta seja ativada. Clicle no link, faça login com os dados que você cadastrou e pronto. Clique em “participe” e abra o documento (plano diretor), o qual se pode ler na íntegra e ir comentando cada item estabelecido na lei.

Itens mais específicos ficam aglutinados por temática de política pública, como resíduos sólidos, mobilidade urbana, abastecimento de água, patrimônio cultural, entre outros. O portal também agrega os eventos relacionados com o Plano Diretor.

As contribuições dadas pela sociedade serão encaminhadas ao Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) e à Câmara Municipal de Belém, com a sugestão de que sejam incluídas nos debates durante a revisão do Plano Diretor. A ideia é expandir o projeto para dar visibilidade a informações públicas relevantes, com foco em questões urbano-ambientais.

Para o criador da ferramenta, essa participação e o engajamento da sociedade são fundamentais para a consolidação da democracia. “O engajamento e a participação social contribuem para a superação do individualismo, com o favorecimento do pensamento no bem coletivo, como forma de aperfeiçoar os resultados democráticos, além de estimular o interesse dos cidadãos nos processos decisórios, reforçar e ampliar os mecanismos de democracia.”

 

Texto: Rafael Miyaki– Assessoria de Comunicação da UFPA e Beatriz Aviz- Assessoria NUMA/PPGDAM
Arte: Divulgação

Publicado originalmente no Portal da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 8

Yesterday 59

Week 8

Month 1493

All 63448

Currently are 6 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions