Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início > Notícias > Vem aí a Especialização EAD em Geoprocessamento e Análise Ambiental
Início do conteúdo da página

Vem aí a Especialização EAD em Geoprocessamento e Análise Ambiental

Publicado: Quinta, 10 Dezembro 2020 00:25 | Acessos: 1492

Atenção às informações preliminares sobre o curso, mas atenção, ainda não é o edital, então fique atento às possíveis alterações.

imagem sem descrição.

O Núcleo de Meio Ambiente, da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) vem atuando, desde 1992, por meio de seu Programa de Formação Interdisciplinar em Meio Ambiente (PROFIMA), na capacitação de profissionais na área de Meio Ambiente, formando especialistas e contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas neste campo de estudo.

Na edição 51, o PROFIMA propõe a realização do curso de especialização na área interdisciplinar de Geoprocessamento, visto que é uma demanda necessária para a qualificação do trabalho profissional, com foco nas atividades de ordenamento territorial e análise ambiental. Assim, o curso visa contribuir para uma nova formação de profissionais e gestores das políticas ambientais, de modo a capacitá-los a intervir na sociedade, com competência técnica e crítica para a apresentação de soluções, ou mesmo para minimizar problemas ambientais em questões relacionadas à conservação dos recursos naturais.

Nesse sentido, a grade curricular do curso considera as evoluções tecnológicas, científicas e culturais, manifestadas em todos os campos do saber em que se desenvolvam ações específicas nas esferas do ordenamento territorial e na análise ambiental. Mais especificamente, serão abordados assuntos referentes à utilização de geotecnologias para a gestão territorial, monitoramento e fiscalização ambiental, nas áreas urbanas e rurais.

Para quem é? Público-alvo: O público alvo principal são 150 profissionais, dentre as quais 30% para a demanda social, técnicos e docentes da UFPA, com diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, pois o curso tem caráter interdisciplinar.

Duração do curso, número de módulos e disciplinas: O curso terá 12 disciplinas, de 30 h. cada, divididas em 3 módulos (Teórico, Metodológico e de Aplicações), com duração de 8 a 12 meses, dependendo do progresso de cada aluno. Serão oferecidas mais 20 h. de atividades complementares (minicursos, seminários, webinar, eventos, etc), totalizando a carga-horária de 380 h., 20 h. a mais do que o MEC.

Corpo docente: Professores doutores e pesquisadores com larga experiência na temática geoinformacional e da neocartografia

Metodologia, Plataforma AVA:
As aulas serão desenvolvidas de forma remota, na modalidade de Educação a Distância (EAD), considerando o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’S), com atividades assíncronas, via e-mails, plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) específico do curso, videoaulas, web-aulas, fóruns, redes sociais (WhatsApp), chats, plataformas (Google Meet, Zoom, Facebook, Youtube, etc), e plataformas abertas para cursos gratuitos (como a Sapium e Hotmart), com uso de ferramentas que promovam a interação entre docentes e discentes.

Avaliação das Disciplinas: A avaliação de cada disciplina será concebida como um elemento inerente ao processo de ensino e aprendizagem, que se constitui em um instrumento de acompanhamento do desenvolvimento do discente e dos docentes durante a efetivação da prática pedagógica. Desse modo, as avaliações ocorrerão durante todo o processo e atividades do curso. Serão Critérios importantes:
• Produção do conhecimento (qualidade na expressão, tanto oral quanto escrita, capacidade de crítica, análise e síntese);
• Participação efetiva nas atividades desenvolvidas (síncronas e assíncronas);
• Assiduidade às aulas;
• Participação nas exposições/discussões/comentários, atividades diversas propostas;

Conhecimentos prévios/ equipamento necessário: É importante que o discente possua conhecimentos básicos em Cartografia e Geoprocessamento. A parte prática do curso – com uso de softwares específicos de geoprocessamento, não poderá ser executada em smartphones ou tablets, somente em computadores com uma configuração mínima de 4 GB RAM e 500 GB de armazenamento.

Valores: O curso será gerenciado pela Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), em que cada discente investirá um total de 12 parcelas de 350,00 R$, arrecadados por meio de boleto bancário emitido pela FADESP.

Gratuidade: O curso oferece um total 30% das vagas (45), que serão destinadas para candidatos à demanda social, técnicos e docentes da UFPA. Desse modo, estará isento do pagamento da taxa de inscrição e das mensalidades o candidato que:
a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e
b) for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.
c) não possuir certificado ou diploma de curso de Pós-Graduação Lato Senso (Especialização) ou Stricto Senso (Mestrado).

Documentos que serão necessários para inscrição:
Alguns documentos do curso serão disponibilizados durante o lançamento do edital, sendo que alguns já podem ser providenciados pelo candidato, são eles:
a) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (será divulgado no edital);
b) Ficha de inscrição devidamente preenchida (será divulgado no edital);
c) Diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação em qualquer área do conhecimento com aprovação do MEC;
d) Histórico da Graduação;
e) Curriculum Vitae comprovado (modelo da Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/, com certificados das atividades realizadas nos últimos 3 anos);
f) R.G.
g) CPF
h) Carta de Apresentação e intenção (será divulgado no edital)
i) Cópia da capa do contracheque ou identidade funcional (para técnicos e docentes da UFPA);
j) Declaração de que é membro de família de baixa renda, inscrito no CadÚnico (para demanda social)
l) Comprovante de renda familiar (para candidatos a isenção que não possuem o CadÚnico).
m) Declaração de que não possui o nível de ensino lato senso (especialização) ou stricto senso (mestrado) (será divulgado no edital). Para candidato à isenção da inscrição e das mensalidades.

Previsão (pode sofrer alterações):
No momento, a plataforma do curso, a gravação das videoaulas e os materiais de leitura estão em construção e elaboração. Assim que todas estas etapas estiverem disponíveis, o edital será lançado. A previsão do cronograma buscará seguir o seguinte calendário:
a) Inscrição: deverá ser efetuada no período de 01 a 31/01/2021
b) Análise do documental: de 01 a 19/02/2021
c) Divulgação do resultado final: até 20/02/2021
d) Matrícula: 22 a 25/02/2021
e) Previsão de Início das aulas: 01/03/2021

Porque a divulgação agora?
A coordenação do curso decidiu fazer essa divulgação antecipada devido a grande demanda que existe para essa temática do curso. Por isso, pedimos que os interessados adiantem toda a documentação exigida para que, quando o edital for lançado, as inscrições ocorram sem imprevistos.

Minicursos gratuitos: Como forma de auxiliar os alunos em seus conhecimentos cartográficos, estamos oferecendo antecipadamente cursos gratuitos para todos os interessados na especialização em Geoprocessamento e Análise Ambiental. No mês de dezembro temos o curso de Geração de mapas digitais com ferramentas do Google (https://www.sapium.com.br/course/1630/about) e no mês de janeiro teremos outro minicurso com ênfase em Cartografia Básica e Representação Espacial, com a divulgação do link de acesso em breve.

Para o acompanhamento do oferecimento destes minicursos gratuitos e outras informações da Especialização em Geoprocessamento e Análise Ambiental, nos sigam nas redes sociais.

Site: http://profima.ufpa.br
Facebook: https://www.facebook.com/numaufpa

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 81

Yesterday 117

Week 495

Month 4122

All 234382

Currently are 8 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions