Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA

A nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) foi empossada na tarde desta segunda-feira, 19.  Os professores Sérgio Cardoso de Moraes e Gilberto de Miranda Rocha exercerão, respectivamente, os cargos de diretor-geral e diretor-adjunto do Núcleo, no quadriênio 2017-2021.

A solenidade foi presidida pelo Reitor Emmanuel Tourinho e contou com a presença de docentes, discentes e técnicos-administrativos do Núcleo. Também estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa, Romulo Angélica; o pró-reitor de Extensão, Nelson José de Souza Jr; e a pró-reitora de Planejamento, Raquel Borges. Após a leitura do Termo de Posse, os convidados parabenizaram a nova equipe e consolidaram parcerias de trabalho com a nova direção.

Além de saudar os diretores, o Reitor Emmanuel Tourinho falou sobre os desafios que serão enfrentados pela nova equipe, além de destacar a necessidade de renovação no âmbito da produção científica. “O Núcleo deve continuar com a sua identidade, sem deixar de olhar para frente, sempre buscando novas possibilidades de trabalho por meio do intercâmbio com a sociedade.”

Nova gestão - Em seu discurso de posse, o professor Sérgio Moraes agradeceu a confiança depositada pela comunidade em sua direção, além de reforçar o compromisso com a pesquisa científica e a socialização do conhecimento com as populações que mais precisam.

Além disso, o novo diretor citou a consolidação da pós-graduação como grande objetivo de sua coordenação, por meio da aprovação de um doutorado profissional no NUMA. “Isto já está sendo perseguido faz algum tempo por nós e é uma das grandes metas da nossa gestão. Com a aprovação do doutorado profissional, o NUMA vai ter uma característica própria , trabalhando a questão ambiental em uma perspectiva profissional como nenhuma outra unidade acadêmica”, destaca o professor.

NUMA - Efetivado em 1991, o NUMA é um órgão de integração da Universidade Federal do Pará, com caráter multi e interdisciplinar, que tem a finalidade de promover o desenvolvimento das ciências ambientais, criando condições para execução de programas que propiciem a atuação articulada das unidades de pesquisa, ensino e extensão.

Desde o início da sua implantação, o NUMA vem procurando ocupar o seu próprio espaço institucional, por meio de um conjunto de ações destinadas a promover a articulação de projetos de pesquisa, ensino e extensão relacionados com o meio ambiente e a busca de caminhos metodológicos capazes de estimular a interdisciplinaridade das atividades acadêmicas.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos

Nova diretoria do NUMA toma posse nesta segunda, 19

Participação e desenvolvimento territorial foi tema de palestra no NUMA

O Núcleo de Meio Ambiente recebeu nesta terça-feira, 06, a palestra "Participação e Desenvolvimento Territorial: as experiências da Espanha", ofertada pela Professora Dr.ª Carmen Piñeda Nebot, do Conselho Latino-americano de Ciências (CLACSO). O evento fez partes das comemorações dos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA) e recebeu alunos da comunidade acadêmica.

Palestrante - Carmen Piñeda Nebot é da Espanha e possui graduação em ciência política e da administração, pela Universidade Autónoma de Madrid e graduação licenciatura em Direito, pela Universidade Complutense de Madrid. A pesquisadora possui experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência da Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: governança, participação cidadã, governo local, pressuposto público e administração pública.

E-books são lançados durante Semana de Meio Ambiente

Foram lançados durantes as comemorações da XXVI Semana de Meio Ambiente do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA) os e-books Gestão Ambiental na Amazônia: Território, Desenvolvimento e Contradições e Gestão Ambiental na Amazônia: Conflitos, Limites e Possibilidades. Ambos os livros integram a coletânea "Estudos do NUMA". Para baixar as obras, basta acessar a página principal do NUMA, e na aba "Livraria", selecionar a opção "download".

Território, Desenvolvimento e Contradições - O livro teve como organizadores os professores Otávio do Canto, Marise Teles Condurú e Mário Vasconcellos Sobrinho, que também são autores também de alguns capítulos. Os outros autores são: André Carvalho, Ana Paula Costa, Gilberto Rocha, Alison Castilho, Hyngra Suellen Nunes, Christian da Silva, Joana Rodrigues, Cláudio Fabian Szlafsztein, Rosa Mendes, Rodolpho Zahluth Bastos, Marcelo Alves, Fabrício da Silva, Norbert Fenzl, Luciano Medeiros, Mayane Barbosa, Adebaro Reis e Mayara Bessa.

Conflitos, Limites e Possibilidades - Já o outro e-book teve como organizadores os professores Otávio do Canto, Marise Teles Condurú e Sérgio Cardoso de Moraes. Os outros autores do livro são: Cintia Soares, Rodolpho Zahluth Bastos, Grece Menezes, Valdivía Norat, Antônio Silva Júnior, Ronaldo Mendes, Shirley Tozi, Tatyane Benjamin, Luiz Fonseca, André Farias, Rafaela da Silva, Indiara da Silva Oliveira, Claudio Szlafsztein e Erika Gama. 

Sistema de aproveitamento é inaugurado durante Semana de Meio Ambiente

Quem participou do último dia da XXVI Semana de Meio Ambiente do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA, nesta segunda-feira, 05, pôde conferir a inauguração do Sistema de Aproveitamento de Água de Chuva do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (SAAC-NUMA). O sistema tem por finalidade  abastecer os banheiros do NUMA; realizar pesquisa científica; e divulgar, difundir e estimular o aproveitamento de água de chuva.

O SAAC-NUMA foi desenvolvido no contexto das ações do Grupo de Pesquisa de Aproveitamento de Água de Chuva na Amazônia, Saneamento e Meio Ambiente (GPAC Amazônia). O grupo já existe há 10 anos e está vinculado ao Núcleo, em especial a linha de pesquisa "Uso e Aproveitamento de Recursos Naturais", do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM).

Confira aqui a galeria de fotos da Semana.

Foto: Jhonatha Ferreira

 

Número de visitantes: