PPGEDAM abre inscrição para optativas

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA/UFPA) está com inscrições abertas para as disciplinas optativas para o segundo semestre. As inscrições seguem até dezembro ou enquanto houver vagas e são abertas aos alunos de outros programas de pós-graduação stricto sensu. Confira a lista com as disciplinas disponíveis na programação (clique aqui).

Professora do NUMA desenvolve pesquisa no projeto Biomas

A Professora do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA), doutora Rosana Maneschy, visitou no início de agosto o município de São Domingos do Araguaia - localizada no sudeste do Pará - para o treinamento de um bolsista e coleta de amostras do experimento "Avaliação de espécies forrageiras inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares". O Biomas é um projeto nacional liderado pela Embrapa com apoio da Confederação Nacional de Agricultura e pecuária (CNA), desenvolvido nos seis biomas brasileiros.

A pesquisa desenvolvida pela professora tem como objetivo selecionar espécies forrageiras de ocorrência espontânea em pastagens no sudeste do Pará, como uma alternativa sustentável para a atividade pecuária. Para isso, estão sendo avaliadas cinco espécies forrageiras, sendo uma introduzida (da espécie gliricídia) e quatro já identificadas com ocorrência natural em pastagens no sudeste do Pará, que são as: mutamba preta; burdão de velho; mungulu ou mulungu; e jurema ou rosquinha.

Como resultado da visita ao município São Domingos do Araguaia, uma nota técnica foi feita para ser publicada no site do projeto. Confira aqui.

 

GPAC Amazônia é certificado pela Fundação Banco do Brasil

A Fundação Barco do Brasil acaba de certificar como "Tecnologia Social de Aproveitamento de Água de Chuva" as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Aproveitamento de Água da Chuva, Saneamento e  Meio Ambiente na Amazônia (GPAC Amazônia/NUMA/UFPA). Para conferir a página com informações do projeto, clique aqui.

 

O projeto é coordenado pelo professor Dr. Ronaldo Mendes e tem como objetivo geral disponibilizar infraestrutura de abastecimento de água a populações isoladas da região, de forma a favorecer sua autonomia e evitar a incidência de doenças hidrotransmissíveis. Ao longo dos anos de atividade do projeto, os resultados obtidos são o de dois sistemas de aproveitamento de água de chuva instalados em duas ilhas próximas, o que beneficiou ao todo foram beneficiadas 9 famílias, compondo um total de 36 pessoas. 

 

Coordenador Adjunto realiza plantio de árvore na sede do NUMA

O coordenador adjunto do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA), professor Dr. Gilberto Rocha, realizou o plantio de uma palmeira na manhã desta quarta-feira, 02, no entorno da sede do núcleo. A ação complementa o plantio de mudas realizado por servidores e bolsistas em alusão à semana de Meio Ambiente do NUMA, celebrado nos dias 2 e 5 de julho. Com isso, mais de 25 árvores de diferentes espécies já foram plantadas.

Prazo para submissão de trabalhos para o ERA é prorrogado

Para quem ainda não submeteu seu trabalho para o 13º Encontro Regional das agrárias, ainda dá tempo. O prazo foi prorrogado até o dia 05 de agosto. As inscrições devem ser feitas aqui.

A Revista Agroecossistemas irá publicar um número especial com os trabalhos aprovados no 13º Encontro Regional das Agrárias (ERA), através da parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Este ano, o tema do evento será “Desafios e potencialidades dos diferentes sistemas produtivos na Amazônia”, sendo de interesse ao escopo da revista. As submissões seguem até o dia 17 de julho.

A Revista Agroecossistemas foi classificada pela CAPES no quadriênio 2013-2016 com Qualis B3 na área Interdisciplinar e B5 nas Ciências Agrárias I e Zootecnia/Recursos Pesqueiros e está atrelada ao Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA) e a Faculdade de Ciências Agrárias (FCAM). A Revista prioriza publicar trabalhos que tenham como lócus a sustentabilidade de agroecossistemas, a partir de pesquisas que explorem aspectos biológicos, químicos, ecológicos, econômicos e sociológicos do meio rural em suas diferentes dimensões e espaços.

Submissão - As submissões para o evento deverão ocorrer de 01 de Maio e as 23h59min do dia 17 de julho de 2017 no site da revista. Os autores devem observar no momento da submissão que devem inscrever o manuscrito na "Seção: Resumos". Confira o passo a passo na imagem ao lado. O 13º ERA será realizado na UNIFESSPA, em Marabá/PA, de 22 a 25 de agosto de 2017.  

ERA - O Encontro Regional das Agrárias foi criado em 2005, pelos alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal do Pará, com o intuito de promover a integração entre a universidade, discentes, docentes e a comunidade em geral (produtores rurais, sindicatos, associações, cooperativas e instituições públicas e privadas), a partir de discussões de temas relevantes para o desenvolvimento das ciências agrárias na região Sudeste do Pará. Esta integração configura-se de extrema importância para o processo de desenvolvimento da Amazônia, tendo em vista que possibilita a inserção de todos os atores sociais (estudantes, professores, pesquisadores, extensionistas e agricultores) envolvidos nos debates relacionados às questões agrárias e ambientais, tornando-os assim agentes do próprio desenvolvimento.

Atualmente, o ERA continua a ser coordenado por uma comissão composta pelos discentes do curso de Agronomia, agora pertencente à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, e molda-se na relação de aproximação dos profissionais e dos futuros profissionais das ciências agrárias com os principais atores de execução (agricultores), no qual os temas debatidos são fundamentais para possibilitar alternativas viáveis para potencializar a produtividade a partir do desenvolvimento agrário sustentável.

Maiores informações sobre o evento aqui. 

 

Número de visitantes: