Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início do conteúdo da página

Docente do NUMA realiza visita a Reservas Extrativistas

Publicado: Quinta, 23 Fevereiro 2017 11:44 | Acessos: 1720

Na última quinta-feira, 16, o prof. Dr. Otávio do Canto, do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA/UFPA), realizou atividades de campo para fins administrativos e de acompanhamento das atividades do Grupo de Estudos  Zona Costeira da Amazônia (GEZCA), por meio do Projeto “Conflito Socioambiental e Desenvolvimento Rural na Zona Costeira da Amazônia: Populações, Uso dos Recursos Naturais, Agricultura Familiar, Ordenamento e Gestão do Território", organizadas por ele. A visita iniciou pela manhã na Reserva Extrativista (RESEX) Marinha Mãe Grande de Curuçá e seguiu pelo período da tarde na Resex Mestre Lucindo, em Marapanim.

Curuçá - O professor Canto participou de uma reunião ordinária do Conselho Gestor da Resex Marinha Mãe Grande de Curuçá, onde o docente é Conselheiro Titular, representando a UFPA, realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR). Na ocasião, a discente do Programa de Formação Interdisciplinar de Meio Ambiente (PROFIMA/NUMA), Adriana Abreu, também participou do encontro como representante do Grupo  de Estudos Zona Costeira da Amazônia (GEZCA).

Na reunião, foram apresentados os resultados da pesquisa que deu origem ao artigo intitulado “Uso de redes na análise de conflito socioambiental e gestão do Território na Resex Mãe Grande de Curuçá/Pa”, desenvolvido pelo professor Canto, em conjunto com o prof. Dr. Mario Vasconcellos, a prof. Dra. Ana Maria Vanconcellos, a cientista social Adriana Abreu, o geógrafo Júlio Menezes e o Gestor da Resex Mãe Grande Curuçá Carlos Henrique Rebêlo. O artigo será publicado pela revista GAPTA de 2017.

A pesquisa analisou os conflitos socioambientais e a gestão do território na RESEX fazendo uso da rede de relações dos conselheiros do Conselho Gestor da Reserva. Neste sentido, o trabalho também foi um esforço para compreender a rede de relacionamento que os conselheiros realizam com as principais instituições procuradas para se instruir e dialogar. Levando-se em consideração a existência de um determinado conflito socioambiental na RESEX, a intenção foi a de averiguar o grau de sinergia entre as instituições presentes no Conselho, de modo que um ambiente mais democrático e com mais diálogo representa um Conselho com mais poder de gerir os conflitos.

De acordo com o relatório da visita, os participantes da reunião - formado por conselheiros, servidores do ICMBIO, pesquisadores, usuários e vereadores - foram bastantes receptivos aos resultados da pesquisa. Essa reação demonstra como a pesquisa científica pode ser uma estratégia importante na gestão ambiental de uma Unidade de Conservação, na medida em que é capaz de identificar os problemas e visualizar soluções eficazes para estes.

Marapanim - A visita ao município de Marapanim foi feita na companhia do Senhor Francisco Silva, vice-presidente da Associação dos Usuários da RESEX Mestre Lucindo (AUREMLUC), que auxiliou os representantes do NUMA na visitação de comunidades chaves para o entendimento da dinâmica da Unidade de Conservação. Na região, foram visitadas as comunidades de Guarajubal, Araticum-Mirim, Vista Alegre e Camará. A ida a estas localidades ou possibilitou observar as diversas particularidades da Resex, como a extensão das comunidades e pontos de geração de economia básica.

Em Camará, última comunidade visitada, o professor Otávio do Canto se encontrou com o Senhor Luís Gutemberg, presidente da AUREMLUC. As lideranças da Associação deram aos visitantes um panorama geral das reuniões de formação do Conselho Gestor, além de informar sobre os conflitos socioambientais nos pólos da Unidade de Conservação. Os representantes do NUMA puderam também expor o trabalho que o Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará vem desenvolvendo na zona costeira ao almejar contribuir para o conhecimento da região de Marapanim e, desta forma, auxiliar a gestão ambiental da Reserva Extrativista.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 191

Yesterday 223

Week 695

Month 6384

All 241172

Currently are 2 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions