E-books sobre Gestão Ambiental são disponibilizados gratuitamente para download

Os e-books "Gestão Ambiental na Amazônia - conflitos, limites e possibilidades" e "Gestão Ambiental na Amazônia - território, desenvolvimento e contradições" estão disponibilizados gratuitamente para download pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA. As obras foram lançadas durantes as comemorações da XXVI Semana de Meio Ambiente do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA/UFPA) e integram a coletânea "Estudos do NUMA". Para fazer o download, basta acessar a página principal do NUMA, e na aba "Livraria" selecionar a opção "download".

Território, Desenvolvimento e Contradições - Esta obra foi desenvolvida como uma contribuição ao debate suscitado a partir da redescoberta de que gerar crescimento econômico não é suficiente. Atualmente, pensa-se que o desenvolvimento econômico deve ser direcionado para a promoção do desenvolvimento humano. Nesse sentido, a gestão ambiental, tomada como capacidade humana de gerir os recursos naturais, apresenta o caráter de desvelar estas e outras questões que interessam aos espíritos críticos, assim como contribuir para a tomada de decisão por parte do Estado e instrumentalizar ações da sociedade organizada.

Além disso, o e-book é uma obra coletiva, fruto de pesquisas e monografias dos professores e alunos do Programa de Formação Interdisciplinar em Meio Ambiente (PROFIMA/NUMA). O Programa busca a formação interdisciplinar de profissionais para atuação em diferentes áreas do conhecimento, particularmente naquelas relacionadas ao meio ambiente e uso racional dos recursos naturais. Desde a sua criação em 1992, o PROFIMA já ofertou aproximadamente 50 cursos de pós graduação lato sensu, possibilitando a formação de mais de 1.000 especialistas.

O livro teve como organizadores os professores Otávio do Canto, Marise Teles Condurú e Mário Vasconcellos Sobrinho, que também são autores também de alguns capítulos. Os outros autores são: André Carvalho, Ana Paula Costa, Gilberto Rocha, Alison Castilho, Hyngra Suellen Nunes, Christian da Silva, Joana Rodrigues, Cláudio Fabian Szlafsztein, Rosa Mendes, Rodolpho Zahluth Bastos, Marcelo Alves, Fabrício da Silva, Norbert Fenzl, Luciano Medeiros, Mayane Barbosa, Adebaro Reis e Mayara Bessa.

Conflitos, Limites e Possibilidades - Já no livro "Conflitos, Limites e Possibilidades", é encontrada a centralidade da discussão em Gestão Ambiental, com destaque para algumas áreas específicas. A Gestão de florestas públicas ganha evidência a partir da discussão dos conflitos com o Estado por meio da concessão de florestas. No Estado do Pará os conflitos em áreas florestais se acentuam pela atuação indiscriminada de madeireiras ilegais que não respeitam o ciclo natural da floresta, ocasionando desequilíbrio ambiental e gerando conflitos sociais principalmente com as populações tradicionais que têm relações elementares com os recursos naturais.

Esta obra teve como organizadores os professores Otávio do Canto, Marise Teles Condurú e Sérgio Cardoso de Moraes. Os outros autores do livro são: Cintia Soares, Rodolpho Zahluth Bastos, Grece Menezes, Valdivía Norat, Antônio Silva Júnior, Ronaldo Mendes, Shirley Tozi, Tatyane Benjamin, Luiz Fonseca, André Farias, Rafaela da Silva, Indiara da Silva Oliveira, Claudio Szlafsztein e Erika Gama.

Texto: Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA

 

Número de visitantes: