Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início do conteúdo da página

Seminário "Diversidade Socioagroambiental do Campesinato Amazônico" marcará o encerramento do curso de Especialização do NUMA em Abaetetuba

Publicado: Quarta, 06 Fevereiro 2019 12:11 | Acessos: 1139

Será realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro no campus Abaetetuba

imagem sem descrição.

"Diversidade Socioagroambiental do Campesinato Amazônico" é o seminário que será realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro, na Universidade Federal do Pará, Campus Abaetetuba. O evento marca o encerramento do curso de Especialização em Extensão, Inovação Socioambiental e Desenvolvimento de Sistemas Agroalimentares (AGIS), ofertado pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/PROFIMA) em parceria com a Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (Fadecam), Campus de Abaetetuba.

Os trabalhos que serão apresentados e debatidos foram realizados em quatro comunidades rurais do município de Abaetetuba. Eles nutrem a reflexão sobre as problemáticas que afetam a sustentabilidade do campesinato do Baixo Tocantins e possibilitam, com base no mapeamento participativo e nos conhecimentos tradicionais, o (re)conhecimento da realidade local, dos seus problemas e potencialidades, bem como, buscam reforçar a “ecologia de saberes” compartilhando informações, experiências e percepções sobre os recursos naturais para o planejamento de ações de desenvolvimento ancoradas na capacidade de ação local.

A programação se destaca pela participação da comunidade que farão seus testemunhos e receberão dos concluintes do curso as pesquisas realizadas durante a especialização. Outros destaques serão a conferencia de abertura intitulada "Epistemologia da Ação Local e o Papel do Agente de Intervenção Socioambiental" com o Prof. Dr. Gilberto de Miranda Rocha (NUMA/UFPA) e a conferencia de encerramento "Proteção dos Conhecimentos Tradicionais: participação social e repartição de benefícios" com a Prof.ª Dr.ª Lise Tupiassu (ICJ/UFPA | Procuradora Federal).

O seminário é uma realização do NUMA em parceria com o Campus de Abaetetuba e a Pró-reitoria de Extensão (PROEX). O Grupo de Estudos Diversidade Socioagroambiental na Amazônia (GEDAF), através do projeto intitulado "Teias de Inovação Agroecológica e Desenvolvimento de Sistemas Agroalimentares" do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA)  é o responsável pela organização e animação científica do evento juntamente com a Fadecam.

As inscrições podem ser realizadas pelo email fadecamabaete@gmail.com ou presencial na Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (Fadecam) | UFPA Campus de Abaetetuba. A organização disponibilizará gratuitamente um ônibus com 30 lugares que fará o trajeto Belém-Abaetetuba/ Abaetetuba-Belém para os participantes da capital. Saída às 6h, na Av. 25 de setembro (atrás do Bosque Rodrigues Alves). Para fazer a reserva de assento no ônibus, os interessados precisam enviar e-mail para nea.gedaf@gmail.com.

Acesse a programação completa: aqui

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 144

Yesterday 319

Week 1421

Month 5163

All 239951

Currently are 8 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions