Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início do conteúdo da página

PPGEDAM/NUMA institui política de boas práticas de implementação dos ODS

Publicado: Segunda, 28 Janeiro 2019 11:14 | Acessos: 1286

Com a resolução, as teses e dissertações desenvolvidas no âmbito do PPGEDAM devem, sempre que possível, fazer referência aos objetivos e metas ODS aos quais estão alinhadas, e desde o momento da apresentação dos projetos de qualificação

imagem sem descrição.

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA, instituiu, por meio de Resolução, uma política de boas práticas de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com o intuito de melhor referenciar e sistematizar as atividades de discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em consonância com os objetivos da Agenda 2030.

A Resolução PPGEDAM nº 01/2019 tem por objetivo instituir política de boas práticas de implementação dos ODS no âmbito de teses, dissertações e demais produções técnicas, científicas, tecnológicas e de inovação desenvolvidas no âmbito do Programa. Trata-se de norma pioneira que destaca a importância do papel das Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão na promoção e consecução dos ODS.

Para tanto, considera que a produção científica de docentes, discentes e egressos do PPGEDAM deve adotar uma perspectiva plural e interdisciplinar no debate sobre a relação homem, natureza e desenvolvimento que perpassa por todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Funcionamento - Com a resolução, as teses e dissertações desenvolvidas no âmbito do PPGEDAM devem, sempre que possível, fazer referência aos objetivos e metas ODS aos quais estão alinhadas, e desde o momento da apresentação dos projetos de qualificação. Estabelece ainda que o alinhamento ou aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável deve ser discutido pelo discente em conjunto com orientador e coorientador do trabalho de pesquisa. 

As demais produções técnicas, científicas, tecnológicas e de inovação também devem referenciar os ODS aos quais possuem aderência ou estão alinhadas. Para isto, estabelece uma lista de produções técnicas, científicas, tecnológicas e de inovação que seriam objeto da norma: artigos científicos; relatórios de pesquisa e estudos de caso; relatórios de estudos de campo e de residência ambiental; materiais didáticos e instrucionais; normas e projetos técnicos; cartas, mapas e produtos cartográficos; entre outros. 

A diversidade de produtos especificados na norma é importante tendo em vista o que o Programa de Pós-Graduação Profissional oferece turmas de Mestrado e Doutorado profissionais. “Ao mesmo tempo em que se constitui como estratégia que visa favorecer a implementação dos ODS, a Resolução do PPGEDAM estabelece um interessante mecanismo de autoavaliação do Programa, com destaque ao papel da pós-graduação na consecução dos objetivos da Agenda 2030”, afirma o Prof. Rodolpho Zahluth Bastos, coordenador do programa por ocasião da aprovação da norma. 

Acompanhamento e avaliação - A resolução cria um Comitê de Acompanhamento de Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como parte integrante do processo de autoavaliação do Programa, composto por três docentes do corpo permanente do PPGEDAM. 

Com esta criação objetiva-se ter um mecanismo de autoavaliação do Programa, tema bastante debatido nos fóruns nacionais de pós-graduação e que devem integrar os processos de avaliação nacional de PPGs pela CAPES ao final da Avaliação Quadrienal 2017-2020, além de fomentar a criação de um banco de dados que sistematize as pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa conforme os ODS aos quais estão alinhados, sejam elas contributivas ao avanço da ciência (viés acadêmico), ou com maior foco na pesquisa estratégica geradora de produtos (viés profissional) voltados à busca de soluções para problemas complexos, presentes, seja no setor produtivo, seja no âmbito das políticas públicas.

Por fim, espera-se induzir a implementação da Agenda 2030 através do fomento da percepção dos discentes acerca da vinculação e contribuição de suas pesquisas ao cumprimento dos objetivos e metas ODS, assim como uma experiência de arranjo normativo e institucional.

Acesse a Resolução nº 01/2019 (aqui)

 Texto: Assessoria NUMA/PGEDAM

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 41

Yesterday 117

Week 455

Month 4082

All 234342

Currently are 11 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions