I Seminário Internacional Dinâmicas Territoriais apresentou à comunidade acadêmica o tema Diálogos Luso-Amazônicos

Publicado: Quarta, 19 Dezembro 2018 12:31 | Acessos: 1145

Evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Gestão de Territórios na Amazônia (GESTAM/NUMA/UFPA) no dia 17/12.

O Grupo de Pesquisa Gestão de Territórios na Amazônia (GESTAM) do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) realizou o I Seminário Internacional Dinâmicas Territoriais: Diálogos Luso-Amazônicos, na ultima segunda-feira (17/12). O evento teve uma programação intensa com conferência, mesas redondas e lançamento de livros. Na ocasião foram discutidos temas sobre ordenamento, gestão, políticas e dinâmicas territoriais em espaços diferenciados da Amazônia brasileira e do Território Português.

Professor Gilberto Rocha, coordenador do evento comenta sobre a importância do Seminário, "discutir sobre dinâmicas territoriais no estado do Pará em 2018 é repensar 50 anos de intervenção federal na Amazônia, desde a operação Amazônia definida em 1968".

A conferência de abertura foi feita pelo Prof. Dr. Rui Jacinto do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT - Universidade de Coimbra, PT). O professor fez uma exposição sobre "Política Regional e Coesão do Território: a Política Regional da União Europeia e sua Incidência nas Regiões Portuguesas". Após a conferência ocorreu a 1ª mesa redonda com três temas: "Dinâmicas Territoriais Recentes no Norte do Mato Grosso e no Sudoeste do Pará: uma Análise Comparativa" com o Prof. Dr. Messias Modesto Passos; o tema "Dinâmica Espaço-temporal das Frentes Pioneiras no Estado do Pará" foi apresentado pelo Prof. Dr. Marcelo Thales; e  "Território em Movimento: múltiplos usos e conflitos socioambientais nas várzeas das Amazônias com o Prof. Dr. Luís Otávio do Canto. Pela tarde a programação contou com a 2ª mesa discutindo quatro temáticas: "Modelização espacial de territorialidades no estado do Pará : entre a Amazônia dos rios e das estradas" feita pelo Dr. Moises C. Mourão de Oliveira Jr; O Prof. Dr. Paulo Mello apresentou as "Alterações na paisagem e os desafios à gestão territorial na escala municipal: Marapanim e Salinópolis"; Prof. Ms. Daniel Sombra Soares mostrou as "Dinâmicas territoriais no Baixo Tocantins, Estado do Pará; e o Prof. Dr.  Mário Vasconcellos Sobrinho apresentou as "Experiências de gestão e governança territorial na Amazônia Oriental".

O lançamento dos livros "Uso do Território e Gestão da Zona Costeira do Estado do Pará" dos professores Gilberto de Miranda Rocha e Sergio Cardoso Morais (Orgs.) e "Gestão Social & Território dos professores Mário Vasconcellos Sobrinho e Ana Maria Vasconcellos (Orgs.) marcou o encerramento do evento. Os livros podem ser adquiridos na livraria do NUMA.

O Seminário foi realizado em parceria com o Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento Territorial da Universidade de Coimbra (CEGOT/Universidade de Coimbra), da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp de Presidente Prudente) e do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

O palestrante Daniel Sombra, disponibilizou a gravação do áudio de sua apresentação. Ouça:

Acompanhe as imagens do evento na galeria:

I Seminário Internacional Dinâmicas Territoriais: Diálogos Luso-Amazônicos