Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início do conteúdo da página

Professor e discente do PPGEDAM participaram de audiência pública sobre Plano Diretor de Belém

Publicado: Quarta, 05 Dezembro 2018 12:02 | Acessos: 784

A Audiência ocorreu na Câmara dos Vereadores de Belém, no dia 30/11.

imagem sem descrição.

Prof. Dr. André Farias, do Grupo de Pesquisa Avaliação Ambiental de Grandes Projetos na Amazônia - GAAGPAM/NUMA e o discente Eduardo de Moraes Correa, do PPGEDAM, participaram, no dia 30/11, da audiência pública sobre Plano Diretor de Belém. As contribuições do Professor André Farias foram no sentido de melhorar o novo Plano, melhorando a participação popular e o controle social, considerando temáticas novas e urgentes como segurança; juventude e mulheres.

Além disso, ele destacou a questão a importância do Plano avançar em seu nível territorial, sustentável e metropolitano, apontando a necessidade de incluir as ilhas, assentamentos rurais e periferias. Debater os impactos dos grandes empreendimentos públicos e privados, como BRT; Macrodrenagens do UNA; Tucunduba e da Estrada Nova; Portal da Amazônia e Prolongamento da João Paulo II. O professor finalizou propondo a criação de um Fórum Popular Territorial para acompanhar a revisão do Plano.

O discente Eduardo Corrêa apresentou um sistema de revisão on line do Plano. O sistema é um portal Participe! (www.participe.info), concebido para ser um instrumento de e-democracia que visa incentivar a participação espontânea na vida social e política, para além da participação meramente formal e instrumental. Pretende-se utilizar a rede transparente e o mouse para superar barreiras burocráticas, político-administrativas e geográficas, de modo a dar suporte à mobilização e ao engajamento ativo de múltiplos atores sociais, bem como estimular o debate democrático e a tomada de decisões na esfera pública.

O portal Participe! integra um projeto de pesquisa está sendo desenvolvido, desde março de 2018, pelo discente Eduardo de Morais Corrêa, sob orientação do Prof. Dr. Mário Vasconcellos Sobrinho, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), curso profissional promovido pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

           

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 77

Yesterday 319

Week 1354

Month 5096

All 239884

Currently are 14 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions