Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início do conteúdo da página

NUMA promove evento em Marapanim sobre "Gestão das cadeias produtivas de remédios artesanais e turismo para o desenvolvimento local"

Publicado: Terça, 27 Novembro 2018 09:36 | Acessos: 1055

O evento contou com participação da comunidade, prefeito, secretários e vereadores do município.

Marapanim recebeu, no dia 23 de novembro, o I Encontro de Gestão das Cadeias Produtivas de Remédios Artesanais e Turismo para o Desenvolvimento Local. O evento contou com participação da comunidade, prefeito, secretários e vereadores do município.

Na ocasião, aproveitou-se a oportunidade para dialogar com os atores sociais locais sobre o projeto de lei que está sendo elaborado coletivamente pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Laboratório de Etnofarmácia (LAEF) do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) e mais 6 instituições locais que compõe o Acordo de Cooperação Técnica e Científica, celebrado no início deste ano.

O projeto de lei autoriza o município a criar o Programa Municipal de Fitoterápicos e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de MARAPANIM/PA - PROFITIC) que tem como objetivo promover a implantação de políticas e diretrizes para as áreas de Fitoterapia e demais práticas integrativas (acupuntura, homeopatia, entre outras previstas na Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares - PNPIC). Segundo o vereador Edmilson Camarão, o projeto de lei entrará em pauta para ser debatido pela câmara de Marapanim.

A política de fitoterapia do Brasil está se espalhando pelos municípios por que a atenção básica à saúde é de responsabilidade do município e a fitoterapia é um tratamento adequado a atenção básica explica o professor Prof. Wagner Barbosa. Sobre o programa, papel do estado e mercado, Prof. Wagner Barbosa comenta que "se a lei vai pra câmara, é aprovada e sancionada pelo prefeito nós temos as condições para começar a fazer política e mercado ao mesmo tempo. Não acho que o mercado resolve tudo na vida das pessoas, mas sem mercado a vida fica menos abastecidas. A gente precisa do mercado para algumas coisas, mas precisamos do Estado para quase tudo. O Estado não pode ser reduzido. O estado nessas horas é muito importante porque uma política de Estado vai fazer fitoterápico para as doenças que a nação apresenta e o mercado vai fazer fitoterápico para quem pode comprar". O professor ressalta ainda, que a partir desse programa se pode trabalhar com a implantação desse sistema na atenção básica de saúde e ao mesmo tempo desenvolver, com a comunidade organizada, empreendimentos de produção que possam gerar ocupação e renda para a região.

A programação do evento incluiu mesas-redondas: "Cadeia de remédios artesanais e fitoterápicos como atividade econômica e de desenvolvimento local" e "Turismo de base comunitária e pontos multiplicadores de turismo e cultura como estratégia de desenvolvimento local". Além de relatos de experiência da produção de remédios artesanais do Grupo Erva Vida e do projeto de Educação Ambiental em Marudá, desenvolvidos pelo Centro Comunitário de Marudá. Ao longo da programação houve a exposição de produtos fitoterápicos artesanais.

Ouça a matéria do programa Última Edição da Rádio Clube AM sobre o evento: 

Confira a galeria de imagens do evento.

I Encontro de Gestão das Cadeias Produtivas de Remédios Artesanais e Turismo para o Desenvolvimento Local

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 12

Yesterday 117

Week 426

Month 4053

All 234313

Currently are 8 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions