Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfres
Início do conteúdo da página

Uma década da Revista Agroecossistemas (RAGROS)

Publicado: Quarta, 14 Novembro 2018 13:50 | Acessos: 1090

Ao longo dessa trajetória 203 trabalhos foram publicados em 10 volumes, envolvendo 354 autores, 48 avaliadores e atualmente possui 390 usuários cadastrados.

imagem sem descrição.

A Revista Agroecossistemas (RAGROS) completa 10 anos. Ao longo dessa trajetória 203 trabalhos foram publicados em 10 volumes, envolvendo 354 autores, 48 avaliadores e atualmente possui 390 usuários cadastrados. A Revista RAGROS faz parte da base do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que disponibiliza à sociedade o melhor da produção científica internacional.

A Revista RAGROS, iniciou em 2009 como “Revista da Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (RFCAM)”, publicada em CD-ROM (ISSN 2178-7883), com o objetivo inicial de publicar trabalhos apresentados em eventos científicos da faculdade. Contudo, no decorrer dos anos, a revista foi ganhando amplitude, recebendo trabalhos de outras instituições e estados.

Em 2012 a RFCAM foi classificada com Qualis B5 nas “Ciências Agrárias I” pela CAPES. No mesmo ano a RFCAM foi reformulada e passou a ser chamada de “Revista Agroecossistemas - RAGROS” com ISSN online 2318-0188, sendo integrada ao Portal de Periódicos da UFPA e editada pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA). Com o intuito de ampliar sua divulgação, aderiu ao Open Journal System (OJS) para disponibilizar online os seus volumes e números publicados de forma gratuita e sem restrição de acesso.

Após esse processo de consolidação, a revista passou a priorizar a publicação de trabalhos que tenham como lócus a sustentabilidade de agroecossistemas. A partir de pesquisas que explorem aspectos biológicos, químicos, ecológicos, econômicos e sociológicos do meio rural em suas diferentes dimensões e espaços. Neste contexto são incentivadas discussões embasadas na abordagem sistêmica e interdisciplinaridade; não excluindo trabalhos que mobilizem conhecimentos científicos tecnológicos, relevantes para as ciências agrárias e afins na promoção do desenvolvimento rural sustentável.

Em 2015 a RAGROS foi classificada pela CAPES com Qualis B5 na área “Interdisciplinar” e manteve Qualis B5 nas Ciências Agrárias. Ao final do quadriênio 2013-2016 manteve Qualis B5 nas “Ciências Agrárias I”, recebeu B5 na área “Zootecnia/Recursos Pesqueiros” e passou para B3 na área “Interdisciplinar”. Em 2017 todos os periódicos que integram o Portal da UFPA passaram a publicar artigos com o DOI, que é muito importante, pois permite que o periódico seja inserido em outras bases de dados.

A RAGROS está indexada nas seguintes bases de dados: AGRIS (Sistema de Informação Internacional para a Ciência e Tecnologia Agrícola), CIARD (Diretório de Serviços de Informação e Bases de Dados na Agricultura), Sistema Latindex (Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal), Diadorim (Diretório de Políticas de Acesso das Revistas Científicas Brasileiras - IBICT), Portal LivRe! (Centro de Informações Nucleares) e Google Acadêmico.

Saiba como publicar e acessar os trabalhos publicados pela revista no site: Revista RAGROS

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Today 317

Yesterday 295

Week 954

Month 4696

All 239484

Currently are 3 guests and no members online

Kubik-Rubik Joomla! Extensions