Impeachment, Política e Economia global são temas em debate no NUMA/UFPA

Publicado: Quarta, 13 Abril 2016 13:00 | Acessos: 3184

O Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) tornou-se ontem, 12, mais um dos palcos de debate sobre a atual situação política pela qual o Brasil tem passado. O evento "Tentativa de Impeachment, política e economia global: significados e rumos no Brasil contemporâneo", lotou uma das salas do núcleo, reunindo estudantes de graduação e mestrado, além de professores de instituições públicas como a UFPA e UEPA.

O debate teve como pauta as causas da crise econômica, ameaça à democracia em outras partes do mundo e o papel do Brasil no cenário internacional. Para isso, estiveram presentes como debatedores os professores do Programa de Pós Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA/UFPA), Doutores Norbert Fenzl e André Farias e o Professor da Université Paris 13, da França, Doutor Philippe Plas.

Rose Cruz, 40, expressou durante o evento a sua opinião quanto ao envolvimento da população no processo de impeachment. "Hoje tenho colegas meus que são a favor do impeachment, outros que são contra e há aqueles que estão confusos. Acredito que a população, como um todo, está muito confusa", comentou a estudante. Ainda segundo ela, sua maior preocupação é como será feita a construção ou reconstrução da economia do país diante dessa situação.

Por se tratar de um contexto confuso, a intolerância e os conflitos dentro do embate entre quem é a favor ou contra o governo, tomou conta das discussões durante o evento. Para o professor André Farias, um dos organizadores do debate, um dos pontos capazes de solucionar o problema encontra-se no respeito. "Chegamos a síntese de que é necessário reforçar a nossa democracia, ter mais tolerância, ter mais respeito à opinião contrária e formular debates como esses para que nós encontremos uma saída", concluiu o professor.

A questão ambiental também foi outro ponto posto em pauta no evento. Ainda segundo o professor André Farias, as políticas voltadas ao meio ambiente vem sendo prejudicadas devido à toda a atenção estar concentrada no impeachment. "Quando as atenções da sociedade se voltam somente para um único assunto, elas esquecem de cobrar questões como combate ao desmatamento, o apoio as reservas extrativistas e também soluções para problemas urbanos, como os surtos de dengue, zika e chikungunya", explicou o professor.

Texto e Foto: Fábia Sepêda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA