Alunos do PPGEDAM realizam visita ao Marajó

Publicado: Segunda, 07 Novembro 2016 09:44 | Acessos: 1623

Os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA/UFPA) realizaram entre os dias 23 e 25 de outubro uma visita técnica à Ilha do Marajó, no Pará. Além dos alunos, também participaram da visita o Coordenador do PPGEDAM, Professor Wagner Barbosa; o Diretor do NUMA, Professor Sergio Moraes; e os Professores Rodolpho Bastos e Philippe Plas. A viagem teve como objetivo ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula pelos alunos a partir do contato direto com a realidade local da Amazônia.

Turismo Rural - A primeira parada da visita foi na cidade de Salvaterra, onde os mestrandos e professores puderam conhecer a Unidade de Turismo Rural Açaí Nativo (UTRAN). O espaço existe há um ano, e concentra alguns equipamentos e serviços turísticos, restaurante de comidas típicas da região, trilha ecológica, Toca do Açaí e outras atrações. A meta é possibilitar a interação do visitante com a cultural local através das atividades produtivas, dos recursos naturais, da arquitetura, da gastronomia, do folclore e dos costumes de vida local do caboclo Marajoara. Durante a visita, os estudantes puderam conversar com os encarregados pelo espaço e conhecer durante uma Trilha a diversidade da fauna e da flora presente na região.

Saindo da Utran, a viagem seguiu no outro lado do Rio Paracauari, que separa Salvaterra da cidade de Soure, o novo destino da visita. Na cidade, conhecida como a capital do Marajó, alunos e professores puderam conferir a apresentação da historiadora Clotildes Avellar  com o  documentário "Nas águas do Marajó", resultado do projeto de pesquisa "Memória dos Sentidos: tradição e oralidade marajoara". Ainda no mesmo dia, a pedagoga Ivone Maués apresentou o livro "Sons e ritmos africanos na Amazônia", em um bate-papo que narrou as influências e transformações da cultura e tradições na região.

Búfalo - No segundo dia de visitas, a Fazenda Mironga abriu as portas para receber a turma do PPGEDAM. Os visitantes foram recepcionados pelo Sr. Tonga, dono da Fazenda e responsável pela produção de um dos queijos artesanais de búfala mais antigos da Ilha, produzido há mais de 80 anos. O proprietário do espaço compartilhou com os mestrandos a tradição da sua família na criação de búfalos e mostrou como se prepara para alimentar os animais no período de estiagem. Além de criar em sua fazenda todas as quatro espécies de Búfalo presentes no Marajó, Tonga é conhecido na região por ser o único que consegue continuar produzindo o queijo durante o verão Amazônico.

Museu do Marajó - Atravessando novamente o rio Paracauari, a visita técnica à Ilha do Marajó encerrou no terceiro dia de viagem, na cidade de Cachoeira do Arari, a 72 km de Salvaterra, onde está localizado o Museu do Marajó. O Museu foi estabelecido em 1984 pelo padre italiano Giovanni Gallo, falecido em 2003. Durante a visita, o espaço relevou aos mestrandos ser um extenso acervo da cultura Marajoara concentrados em um único espaço. Conhecido por ser um Museu interativo - onde os visitantes são convidados não somente a ver, mas a interagir com as peças expostas - a turma pôde conhecer desde cerâmicas que datam o período de 1.200 a.C. até animais empalhados, como um bezerro de duas cabeças que nasceu na cidade em 1974.

Para conferir mais fotos da Visita Técnica da turma do PPGEDAM 2016  à Ilha do Marajó, clique aqui.

Texto e fotos: Fábia Sepêda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA