Início > Notícias > Lançamento da Coleção Amazônia Recontada

Lançamento da Coleção Amazônia Recontada

Publicado: Terça, 19 Abril 2022 15:34 | Acessos: 510

A Coleção Amazônia Recontada nasceu justamente com esse propósito, e transforma o conteúdo produzido com o rigor acadêmico em livros com linguagem e formato mais convidativo para o público em geral.

Na terça-feira, dia 19/04, às 16 horas, no canal do Sacaca do YouTube (youtube.com/sacacaufopa), acontecerá a live de lançamento da Coleção Amazônia Recontada, com os livros que correspondem aos seus dois primeiros números: (1) Comunidade quilombola do Ariramba e (2) Repartimento dos Pilões: terra de castanheiras e castanheiros. Tendo a participação de membros da comissão editorial e líderes comunitários, a live abordará a importância de divulgar resultados de pesquisas para as próprias comunidades estudadas.

A Coleção Amazônia Recontada nasceu justamente com esse propósito, e transforma o conteúdo produzido com o rigor acadêmico em livros com linguagem e formato mais convidativo para o público em geral. Como um recurso que ajuda a contar a história dos lugares, os livros da coleção possuem ilustrações de cenas cotidianas observadas em pesquisas de campo.

O primeiro livro é dedicado à comunidade remanescente de quilombo do Ariramba, localizada no limite entre os municípios de Óbidos e Oriximiná, no oeste do Pará. Sua ocupação remonta ao século XIX, quando grupos negros formaram mocambos na região. A vida cotidiana da comunidade transcorre entre as áreas de moradia, nas margens do igarapé Ariramba, e as áreas de uso comum – florestas, lagos e igarapés onde praticam o extrativismo vegetal e animal.

O segundo número é sobre a comunidade de Repartimento dos Pilões. Localizada no Vale do Jari, na divisa do Pará com o Amapá, a comunidade enfrenta os danos ambientais provocados por um projeto de exploração industrial de celulose, implantando na região no fim dos anos 1960. Em meio a grandes extensões de terras ocupadas por plantações de eucalipto e gamelina, os moradores lutam pela conservação das florestas nativas que restam e constituem a base de seu modo de vida.

A coleção é editada pela Editora Universitária do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA). É uma realização conjunta do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, da Universidade Federal do Pará (PPGSA/UFPA), e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Sacaca/Ufopa).

A live de lançamento é realizada em conjunto com a Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce/Ufopa). A participação é gratuita e não será feita inscrição prévia. Durante o evento, será compartilhado link para os interessados em declaração de 2 horas para fins de atividades complementares.

Programação

Lançamento da Coleção Amazônia Recontada. Livros (1) Comunidade quilombola do Ariramba e (2) Repartimento dos Pilões: terra de castanheiras e castanheiros.

Data: 19 de abril de 2022

Hora: 16 horas

Palestrantes:

Dilva Maria Araújo (Repartimento dos Pilões)

Gervásio Oliveira (Ariramba)

Prof. Dr. Gilberto Rocha (Numa/UFPA)

Profa. Dra. Judith Costa Vieira (Sacaca/Ufopa)

Prof. Dra. Luciana Gonçalves de Carvalho (PPGSA/UFPA e Sacaca/Ufopa)

Profa. Dra. Voyner Ravena Cañete (PPGSA/UFPA)

Coordenador:

Prof. Me. Bruno Alberto Paracampo Mileo (Sacaca/Ufopa)

Transmissão: canal do Youtube Sacaca (youtube.com/sacacaufopa)